Planalto

Governo Federal lança operação integrada de combate ao crime organizado

A força-tarefa visa auxiliar os governos estaduais no combate às quadrilhas e ao tráfico de drogas e de armas

01/11/2023 18:12
Governo Federal lança operação integrada de combate ao crime organizado
Foto: Ricardo Stuckert/PR


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e de representantes das Forças Armadas, lançou uma operação integrada de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas e armas. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (1º/11), durante coletiva de imprensa concedida no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

“O dado concreto é que a situação chegou a um nível muito grave. A violência a que nós temos assistido tem se agravado a cada dia que passa e nós, então, resolvemos tomar uma decisão, fazendo com que o Governo Federal participe ativamente, com todo o potencial que ele tem, para que ele possa ajudar o governo dos estados e ajudar o próprio Brasil a se livrar do crime organizado, das quadrilhas, do tráfico de drogas e de armas”, destacou o presidente Lula.

Na ocasião, Lula assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) restrita ao Porto do Rio de Janeiro, de Santos (SP) e de Itaguaí (RJ), além dos Aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). A ação conta com a atuação das Forças Armadas em articulação com a Polícia Federal. “Essa GLO valerá até maio do ano que vem, e se for necessário reforçar, em mais portos e aeroportos, nós vamos reforçar”, garantiu o presidente.

Já o Exército e a Aeronáutica fortalecerão as ações relativas à faixa de fronteira do Brasil com outros países, sobretudo nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na faixa de fronteira, o Exército e a Aeronáutica atuarão em articulação com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

A Baía da Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), e os acessos marítimos aos portos de Santos e de São Paulo e o Lago de Itaipú contarão com a atuação da Marinha em articulação com a Polícia Federal. Além disso, de acordo com o presidente Lula, haverá um comitê de acompanhamento, integrado por membros das Forças Armadas e das Polícias Federais, funcionando sob coordenação do ministro Flávio Dino e o ministro da Defesa, José Múcio.

A Polícia Federal ampliará as ações de inteligência e as operações de prisões e apreensões de bens pertencentes às quadrilhas, às milícias, especialmente no Rio de Janeiro. Outra ação anunciada foi a implantação, por meio do MJSP em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, do CIFRA (Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos), com o objetivo de enfraquecer o poder financeiro das quadrilhas.

Na última segunda-feira (30/10), Flávio Dino, juntamente com secretários do MJSP e representantes da área de segurança pública do Rio de Janeiro, participaram de reunião para tratar da apreensão de bens e descapitalização das organizações criminosas, dando continuidade à estruturação do trabalho de apoio do ministério ao Estado do Rio de Janeiro, que passa por crise de segurança pública.

Por: Agência Gov
Texto: Thays Araújo


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte