Ibama forma novos brigadistas no interior do Amazonas
O treinamento formou 60 moradores de cidades do entorno de Manaus que sofreram com os incêndios florestais
O Ibama, por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), no Amazonas, concluiu nessa sexta-feira (10/11), a formação de 60 novos brigadistas no interior do Amazonas (AM).
A iniciativa foi um pedido dos gestores dos municípios atingidos pelas estiagens e elevados incêndios florestais, principalmente no mês de outubro deste ano.O curso selecionou alunos moradores de Careiro, Autazes, Manaquiri e Careiro da Várzea. Os incêndios que ocorreram nos municípios levaram fumaça para Manaus, deixando a cidade coberta por uma espessa nuvem branca por dias.
A distribuição de vagas foi igual, sendo selecionados 15 brigadistas de cada município. Todos passaram por Testes de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícola (Thufa).
Após a seleção, o grupo aprendeu sobre manejo integrado do fogo, equipamentos e ferramentas de combate e formação de estrutura das brigadas. O segundo momento do curso foi dedicado a aulas práticas, com laboratório de queima, que inclui reconhecimento de incêndio, plano de queima, combate direto e indireto, extinção, desmobilização, entre outros aprendizados de ação. Por fim, o preenchimento do Registro de Ocorrência de Incêndios (ROI) e a prova final.
O curso ocorreu em Careiro e contou com o apoio logístico da administração pública do município.
O grupo é formado por pessoas que apresentaram boas condições de saúde e idade entre 18 a 59 anos.
Os brigadistas aprovados receberão certificados com reconhecimento em todo território nacional. Eles já poderão ser contratados pelos municípios do estado ou pelo Prevfogo.
Por: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte