Ibama inicia fiscalização de defeso da pesca, no Pará
Cinco toneladas de peixes da espécie pargo e uma embarcação foram apreendidos
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou a fiscalização de pesca, no Pará (PA). Em Icoaraci, distrito de Belém, as vistorias se iniciaram em 30 de outubro e atenderam ao Plano de Fiscalização de Pesca, no estado.
Foram apreendidas cinco toneladas de peixes da espécie pargo, em uma embarcação sem o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) ou licença para captura do pescado. A Polícia Federal (PF), por meio do Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima), participou da ação.
O Pargo é uma espécie de peixe que tem sua captura e comercialização controlados pelo Ibama e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, devido ao grande interesse comercial. A legislação exige licença de pesca específica para sua captura e limitação da frota aprovada pelas autoridades competentes.
Qualquer captura feita sem a licença obrigatória e o RGP coloca em risco a espécie e a manutenção da própria pescaria, trazendo prejuízos ao ambiente e à cadeia produtiva do pescado.
"A Superintendência do Ibama no Pará continuará com a fiscalização de pesca. A partir do dia 15 de novembro inicia-se o defeso do pescado da bacia Amazônica, envolvendo proibição de uso de petrechos como redes e espinheis e a captura de oito espécies, entre elas o mapará, pirapitinga e o curimatã. É necessário que os estoques das espécies no defeso sejam declarados", afirmou o superintendente do Ibama no estado, Alex Lacerda.
O defeso da pesca é necessário para garantir a reprodução das espécies e, por consequência, a atividade pesqueira no estado.
Por: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte