Ibama participa da 5ª Conferência das Partes da Convenção de Minamata
O evento foi realizado em Genebra, na Suíça
Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram da 5ª Conferência das Partes da Convenção de Minamata sobre o Mercúrio, realizada em Genebra, na Suíça. O evento aconteceu entre os dias 30 de outubro de 3 de novembro. A pauta incluiu temas importantes para o controle de produtos e processos produtivos que utilizam o metal líquido.
O encontro produziu debates acerca dos impactos do mercúrio às comunidades indígenas e em situação de vulnerabilidade; os prazos para proibição de fabricação e comércio exterior de produtos com mercúrio adicionado (como baterias e lâmpadas tubulares); além dos planos nacionais para redução da utilização de mercúrio na mineração artesanal e em pequena escala.
A delegação brasileira foi coordenada pelo Ministério de Relações Exteriores e contou, também, com representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), da Saúde, dos Povos Indígenas e de Minas e Energia, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
A participação destes diferentes setores do governo apoia, com subsídios técnicos e setoriais, o entendimento da realidade brasileira, dos regulamentos aplicáveis a cada um dos temas, e da viabilidade da implementação das decisões negociadas neste fórum.
Por: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte