Inep e MJSP se reúnem para avaliar Operação Enem 2023
Durante encontro, foram avaliados trabalhos realizados pelas forças de segurança na realização do exame. Reaplicação ocorrerá com mesmo esquema de segurança
Nesta terça-feira, 14 de novembro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, foi recebido pelo secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar. O encontro teve como tema a operação realizada durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que ocorreu em 5 e 12 de novembro e foi avaliada positivamente.
O alinhamento das ações de segurança para a reaplicação, que ocorre na mesma data em que a aplicação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), nos dias 12 e 13 de dezembro, também esteve na pauta.
Tadeu Alencar comentou que a integração com os diferentes órgãos do MJSP permitiu manter a ordem e a segurança, além de dar total apoio logístico tanto nos dias que antecederam o Enem, quanto nos dias de aplicação.
“A avaliação é que foi um sucesso o Enem 2023. O êxito que aconteceu na aplicação regular e ordinária das provas vai se repetir também nessa aplicação suplementar. Essa fórmula está sendo exitosa e vamos manter. Vamos reforçar sempre os cuidados, dada a importância que o concurso possui para milhões de estudantes do Brasil inteiro, além da responsabilidade que o governo do presidente Lula, por meio do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça, também tem com o tema, que é uma importante questão para a educação brasileira”, comentou o secretário.
Manuel Palacios afirmou que a aplicação das provas transcorreu com tranquilidade em todo o país e destacou que o Inep recebeu apoio de todas as áreas do governo federal, bem como dos estados. “Estamos hoje, aqui, fazendo uma reunião com o secretário nacional de Segurança Pública para providências que possam assegurar condições ainda melhores para os próximos dias 12 e 13 de dezembro, quando teremos a reaplicação do Enem para os casos previstos em lei”.
Unindo forças – A Operação Enem 2023 foi executada nos 26 estados e no Distrito Federal. O trabalho foi monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do MJSP, em Brasília. Nos estados, o monitoramento foi realizado nos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais (CICCEs) ou em estruturas similares.
A atuação integrada envolve MEC; Inep; Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Ministério da Defesa (MD); Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Secretarias de Segurança Pública – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); guardas municipais; concessionárias de energia, água e telefonia; além da empresa aplicadora do exame.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do exame serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte