Jogos Escolares Brasileiros chegam ao fim com recorde de participação feminina
Mais de 5.400 estudantes-atletas de todo o Brasil disputaram as competições em 18 modalidades
Com programação esportiva intensa, chegou ao fim nesta quinta (09/11) a maior edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), evento que agitou a capital federal desde o dia 26 de outubro. A novidade dos JEB’s 2023 ficou por conta do aumento de atletas mulheres nas competições. Elas superaram o número de homens: 2.757 contra 2.676, dados que convergem com a política esportiva executada pelo Ministério do Esporte, de aumentar o número de mulheres nas competições esportivas.
“Trata-se de um resultado positivo, em que a força feminina está alcançando o lugar que sempre mereceu”, afirmou a secretária nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Marta Sobral. Ela esteve na sede dos jogos, na segunda-feira (06.11), quando incentivou a garotada a lutar e alcançar suas metas.
Em clima de descontração, os estudantes-atletas, alguns já livres de treinos e disputas, estampavam no peito as medalhas conquistadas e as credenciais que os identificavam e os orgulhavam de ter participado dos JEB’s. Foram 18 modalidades disputadas e mais 2 demonstrativas.
Os Jogos também proporcionaram momentos que vão muito além das atividades desportivas e alguns exemplos são as interações interestaduais entre equipes, como por exemplo, uma batalha de rima entre delegações do basquete masculino. Além de competir, os jovens participaram de uma festa dos estados e conheceram produtos típicos de cada região do Brasil, além de conhecerem Brasília, com sua arquitetura moderna, história e cultura diferentes das outras cidades.
“Com apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Distrito Federal, mais uma vez os JEB’s apresentaram alguns recordes. São mais de 5.400 atletas dos quais mais de 3 mil oriundos de escolas públicas, isso mostra que os JEB’s são um canal de oportunidades. Agradeço ao ministro do Esporte, André Fufuca, que assumiu a pasta a menos de um mês dos Jogos e, como primeira medida, junto à CBDE, conseguiu garantir a liberação de recursos, a viabilização dos Jogos e a participação de todos os estados”, disse o presidente da Confederação Brasileira do Desporte Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.
A próxima edição dos Jogos Escolares Brasileiros será realizada na cidade de Recife, em Pernambuco, em 2024.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte