Mulheres

Líderes femininas do setor público discutem desafios e estratégias para promover igualdade de gênero no Governo Federal

Em evento da Enap, servidoras de carreira debateram acesso, promoção, permanência e influência de fatores como raça e identidade de gênero dentro do serviço público

14/11/2023 18:02
Líderes femininas do setor público discutem desafios e estratégias para promover igualdade de gênero no Governo Federal
Foto: Divulgação

 

O 1º Encontro Nacional de Mulheres de Carreiras de Estado, uma iniciativa pioneira realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que é ligada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), reuniu especialistas e líderes femininas do setor público para discutir desafios e estratégias para promover a igualdade de gênero nas carreiras de Estado. O debate ocorrido nessa segunda-feira (13/11), em Brasília (DF), é um marco na direção de uma administração pública mais inclusiva e equitativa para as mulheres.

No painel "Diagnóstico da situação das mulheres em carreiras de Estado", foram discutidas as barreiras enfrentadas pelas mulheres nas carreiras públicas, como acesso, promoção, permanência e a influência de fatores interseccionais como raça e identidade de gênero. Representando a carreira do Serviço Exterior Brasileiro, a diplomata Irene Vida Gala falou sobre a realidade de gênero dentro da carreira. “Nossa carreira não está feita para a progressão funcional. Mulheres encerram a carreira em cargos de meio [conselheiras], enquanto os homens, como ministros de primeira classe”, disse a diplomata.

Foram consenso entre as painelistas as críticas à falta de representatividade e aos tratamentos desiguais na administração pública. No entanto, as experiências e perspectivas das participantes trouxeram à tona não apenas os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras, mas também propostas de soluções inovadoras e práticas para superá-los. Foram discutidas políticas de inclusão, programas de mentoria e medidas para equilibrar a vida profissional e pessoal, além de iniciativas para promover ambientes de trabalho mais igualitários. As discussões e estratégias delineadas no painel oferecem um caminho promissor para abordar as desigualdades de gênero, apoiando a ascensão das mulheres em posições de liderança dentro do setor público.

A Assessora Especial de Diversidade e Inclusão da Advocacia-Geral da União (AGU), Claudia Trindade, afirmou que a área dela é algo inédito dentro do órgão e que foi criada justamente para fazer um diagnóstico e conseguir transformar e sugerir políticas públicas mais diversas. “Nossa carreira não tem muita disparidade de gênero. Nas carreiras jurídicas, o déficit grande é de pessoas negras e com deficiência. É nesta perspectiva que estamos propondo estudos, para que a AGU reflita mais a cara do Brasil”, afirmou.

As participantes do painel concordaram que é fundamental criar políticas para garantir igualdade de gênero nas carreiras públicas brasileiras. Elas destacaram que isso não só promove a justiça e a igualdade, mas também é benéfico para o serviço público incluir diferentes pontos de vista e habilidades de uma equipe diversificada.

Encontro Nacional

A programação do 1º Encontro Nacional de Mulheres de Carreiras de Estado termina nesta terça-feira (14/11). Entre os destaques estão painéis sobre diversidade e políticas de gênero com a assessora especial do ministro da Fazenda, Fernanda Santiago, que é procuradora da Fazenda Nacional e integrante do Conselho Superior da AGU, além de palestra da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mais informações estão disponíveis no site http://www.enap.gov.br .

Participaram da abertura do encontro as ministras Esther Dweck (Gestão),Cida Gonçalves (Mulheres) e  Anielle Franco (Igualdade Racial). Também estiveram presentes a presidente da Enap, Betânia Lemos, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, e a secretária-executiva da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA), Alejandra Mora Mora.

Por: Ministério da Gestão e Inovação (MGI)

 

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/lideres-femininas-do-setor-publico-discutem-desafios-e-estrategias-para-promover-igualdade-de-genero-nas-carreiras-do-governo-federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte