MCom e Telebras avançam na implementação da Rede Privativa Fixa de Governo
Entidade vinculado ao ministério promoveu evento para aproximar órgãos do governo nas ações que envolvem a implantação da rede privativa de Estado
O Ministério das Comunicações (MCom) realizou, em parceria com a Telebras, o 2º Workshop para fortalecer a integração entre órgãos da Administração Pública Federal na implantação da Rede Privativa Fixa Segura de Governo. O encontro, realizado no Centro de Operações Espaciais da estatal na última quinta-feira (16/11), reuniu representantes de diversos setores, consolidando um compromisso de longo prazo na construção de uma infraestrutura integrada de comunicação.
O presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, salientou o "caráter audacioso e inovador do projeto", ressaltando o alto índice de segurança proporcionado pela criptografia exclusiva da Telebras nas comunicações do Governo Federal. Já Daniel Brandão, diretor substituto do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações do MCom, destacou a relevância desse projeto para o Brasil, enfatizando sua natureza como um compromisso de Estado.
O evento contou com apresentações que detalharam as características técnicas da Rede Privativa Fixa. Marcos Baeta, representando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realçou a robustez, resiliência e a dupla abordagem da criptografia de Estado.
Agostinho Linhares, coordenador-Geral de Acompanhamento Regulatório de Telecomunicações do MCom, adiantou que a rede será equipada com o que há de mais moderno em tecnologia, proporcionando espaço para evolução.
O diretor do projeto de redes privativas do governo federal, Alexandre Gonçalves, revelou que a rede atenderá inicialmente 6.500 pontos em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, visando complementar as redes de governo já existentes. Destacou também a previsão de atendimento a até 80 mil dispositivos de criptografia de dados, garantindo segurança tanto na rede fixa quanto na móvel.
O workshop contou com a participação de representantes de diversos órgãos, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ministérios da Justiça e Relações Exteriores, Ministério Público Federal, Caixa Econômica e Serpro, reforçando o comprometimento conjunto na consolidação dessa rede estratégica.
Esse segundo encontro, sucedendo o realizado em outubro, marca um passo significativo na implementação da Rede Privativa Fixa Segura de Governo, consolidando parcerias e delineando o futuro da comunicação segura entre os órgãos federais.
Com informações da Telebras
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte