MEC debate internacionalização da educação
Evento foi voltado a instituições brasileiras e europeias em preparação para a feira destinada a pessoas que desejam cursar o ensino superior no continente europeu
A secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Carvalho, participou do evento institucional da feira Study in Europe, em 27 de outubro, em São Paulo. O evento gratuito, voltado para pessoas que desejam cursar o ensino superior no continente europeu, contou com a participação de representantes de 41 instituições de 15 países.
O objetivo do evento institucional da feira Study in Europe foi possibilitar a conexão entre representantes de instituições de educação superior brasileiras e europeias, fomentando o compartilhamento de experiências e a realização de parcerias. Dados da pesquisa Selo Belta 2023, divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), mostraram um aumento de 18% no número de jovens que foram ao exterior para estudar em 2022, em comparação com 2019. A Europa é o destino preferido da maioria.
Durante o evento, a secretária teve uma reunião com o vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, onde falou sobre a cooperação entre Brasil e Europa nas áreas de educação, ciência, tecnologia, inovação. Também participaram da reunião e da mesa de abertura do evento Marian Shuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil; e Beatrice Khaiat, diretora geral do Campus France.
Denise Carvalho ainda participou da primeira mesa-redonda do evento, que discutiu o tema “Tendências de Internacionalização na Educação Superior Brasileira”. A mesa redonda contou, ainda, com a presença de Annick Allaigre, reitora da Universidade Paris 8, na França; e de José Celso Freire Júnior, presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). O moderador foi Jasper Witteveen, da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA).
Por: Ministério da Educação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte