MEC e FNDE fazem lançam novo ciclo de cooperação com a FAO
Cooperação internacional entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura visa fortalecer políticas de alimentação escolar na América Latina e Caribe
O Ministério da Educação (MEC), junto a o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), anunci ou um novo ciclo de cooperação internacional Brasil-FAO. O evento marca o encerramento do atual projeto “Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe” e o início do ciclo 2024-2027 , com destaque para as ações da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES). A cooperação foi formalizada durante ato protocolar nesta terça-feira, 14 de novembro, às 14h, no Auditório do Ministério da Educação, em Brasília (DF). As cooperações ocorrem no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) .
O evento contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva ; da presidente do FNDE, Fernanda Pa cobahyba ; da diretora substituta da ABC, Embaixadora Luiza Lopes; e d o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala. Na ocasião, o ministro Camilo Santana formaliz ou a intenção de seguir apoiando a promoção da alimentação escolar na América Latina e Caribe, por meio do fortalecimento da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES). A rede foi criada no âmbito da cooperação internacional entre o Brasil, por meio do FNDE, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Embaixadora da Alimentação Escolar – A cerimônia também foi marcada pela concessão do título de E mbaixadora da Alimentação Escolar Brasileira para a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, em reconhecimento pelo seu constante apoio e dedicação na pauta da alimentação escolar.
Presentes – Também estiveram no evento a senadora Augusta Brito; o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Mista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e de Combate à Fome no Brasil, Padre João; o deputado federal Airton Faleiro; o representante do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e diretor do Centro de Excelência Contra a Fome, Daniel Balaban ; representantes da comunidade escolar, da sociedade civil e de mais de 18 países que estão no Brasil por ocasião do Encontro “Alimentação Escolar na América Latina e Caribe – trajetória e perspectivas”, realizado pela ABC, FAO e FNDE.
PNAE – O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é referência internacional de política pública intersetorial de educação, de segurança alimentar e nutricional e de desenvolvimento local sustentável. O governo brasileiro tem hoje parcerias estabelecidas com mais de 80 países, com o apoio sobretudo da FAO e do Programa Mundial de Alimentos para o fortalecimento e implementação de programas de alimentação escolar na América Latina, Caribe, África e Ásia. A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) na América Latina e Caribe, criada no âmbito do Projeto Brasil-FAO, tem garantido a oportunidade de que 24 países da região possam aprofundar a troca de conhecimentos sobre alimentação escolar. Já pelo programa PMA/Brasil, pelo menos 42 países estiveram no Brasil para conhecer o funcionamento de nosso Programa.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte