Ministério da Educação participa de missão na Ilha do Marajó, no Pará
Comitiva do MEC participa de fórum sobre transformação do Marajó e apresenta ações do Governo Federal
Uma comitiva de oito representantes do Ministério da Educação (MEC) está em Breves, no Pará, para participar do Fórum “Uma agenda comum pela transformação do Marajó”. O grupo é coordenado pela secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, e os representantes são da Secretaria Executiva (SE); da Secretaria de Educação Básica (SEB); da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi); da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na segunda-feira, dia 20 de novembro, a secretária-executiva participou da abertura do Fórum, que é promovido pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política de Educação (Gaepe) do Arquipélago do Marajó, coordenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) e pelo Instituto Articule. Izolda Cela tratou do tema “As alternativas de cooperação federativa para o Marajó na área da educação”. Ela destacou os programas prioritários do MEC, entre eles, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Programa Escola em Tempo Integral e o Programa Escolas Conectadas.
Além disso, a secretária-executiva afirmou que o êxito das políticas educacionais depende não só de decisão política, mas do engajamento da comunidade escolar e de toda a sociedade. Izolda Cela ainda avaliou a importância do evento para a articulação entre os entes federativos, com representantes dos governos federal, estadual e municipais. “É um evento muito importante. A gente vê aqui a presença do governo federal, estadual e dos municípios da região do Marajó com foco na melhoria da educação, em entregar escolas melhores e mais oportunidades para os estudantes da região. Temos de fazer a superação de grandes desafios e conseguimos isso com mais possibilidade quando estamos juntos e articulados. Então eu penso que a gente pode ter novos e bons tempos aqui para o Marajó”, concluiu.
Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, o grupo visitou as seguintes escolas rurais: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelina Bebiano e a Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Matos, ambas em Breves, bem como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luis dos Passos Quaresma, em Bagre (PA). “São contextos muito particulares que envolvem as famílias ribeirinhas. Muito rico o compartilhamento de experiências com professores, estudantes e equipe da Secretaria”, afirmou Izolda Cela.
A comitiva do MEC visitou, no domingo, 19 de novembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Marajó. “Foi um momento para ouvir as experiências locais e a expectativa de tê-los nessa parceria pela melhoria da educação da região”, explicou a secretária-executiva. Ainda no domingo, o grupo participou de uma roda de conversa no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves.
Também em Breves, o grupo participou do lançamento do Programa “Creches por Todo o Pará”, com a presença do governador Helder Barbalho. Serão investidos R$ 130 milhões para a construção de creches nos municípios marajoaras e para a realização de obras de manutenção, construção e reconstrução de escolas estaduais do Arquipélago do Marajó.
O Fórum – O Fórum reuniu representantes de diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Além do MEC e do FNDE, também participaram do evento o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Ministério das Comunicações e o Ministério de Minas e Energia. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) do Brasil também estava representado.
No encontro, foram apresentadas ações em desenvolvimento nas instituições federais nas áreas da educação, da assistência social, dos direitos humanos, das telecomunicações e da energia, que podem beneficiar os municípios do Marajó. Além disso, foram realizadas oficinas de capacitação nessas áreas para os gestores municipais.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte