MEC participa do Simpósio Internacional de Educação
Evento promovido pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein debateu desafios atuais da educação superior, profissionalizante e do ensino médio
A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação (MEC), Helena Sampaio, participou do 3º Simpósio Internacional de Educação - Transformando a Educação do Brasil. O evento ocorreu neste último sábado, 11 de novembro, em São Paulo (SP), e foi promovido pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Ficsae).
O Simpósio debateu os desafios atuais da educação superior, profissionalizante e do ensino médio e contou com a presença de experts da área, tanto do Brasil quanto do exterior. Alguns dos temas abordados foram: inovação e uso de tecnologia no ensino; diversidade e inclusão; e como o escritório de suporte ao aluno pode atuar nas dificuldades acadêmicas e na promoção do bem-estar.
A secretária Helena Sampaio participou da mesa-redonda “Desafios Atuais do Ensino”, na qual falou sobre o ensino superior. A mesa teve, ainda, a participação de: Priscila Cruz, presidente-executiva da Organização Todos Pela Educação, que abordou o ensino médio; Blaidi Sant’Anna, diretora de Ensino Técnico e Médio da Ficsae, que discorreu sobre o ensino profissionalizante e médio integrado ao técnico; e Tathyana Gouvêa da Silva, do Instituto Singularidades, que tratou do tema “Como capacitar professores para isso?”.
Helena Sampaio destacou que o evento é uma oportunidade para apresentar algumas políticas centrais para a educação superior do MEC, orientadas tanto pela garantia de acesso e permanência dos estudantes quanto pela promoção da qualidade desse nível de ensino. “Em especial, estar hoje na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein significa um espaço privilegiado para avançarmos em um debate fundamental e crucial para o momento que estamos vivendo, que é a volta do protagonismo do Estado na abertura de novos cursos de medicina por meio do Edital de Chamamento Público do Programa Mais Médicos”, ressaltou.
O evento teve como público-alvo professores do ensino fundamental, médio e superior, gestores de instituições de ensino, coordenadores acadêmicos, coordenadores pedagógicos, diretores, preceptores, entre outros profissionais da educação.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte