Educação

MEC realiza oficina sobre metas e estratégias do PNE

Encontro visa à revisão e homologação das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação 2024-2034

24/11/2023 14:28
MEC realiza oficina sobre metas e estratégias do PNE
Foto: Divulgação

 

Com o objetivo de dar continuidade aos debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) do próximo decênio, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizou a “Oficina de Revisão e Homologação das Metas e Estratégias PNE 2024-2034”. O encontro ocorreu de 21 a 23 de novembro, na sede do MEC, em Brasília (DF). A iniciativa faz parte das atividades do Grupo de Trabalho do Novo PNE (GT- PNE ).

Nos três dias de reunião, foram apresentados: a primeira versão das 44 metas do PNE 2024-2034; o documento com a primeira versão das estratégias do Novo Plano; e a ficha de proposição de aperfeiçoamento das estratégias. Além disso, o s participantes da oficina também compararam as estratégias da primeira versão do PNE 2024-2034 com as do PNE 2014-2024.

Para a diretoria de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação da Sase, Maria Selma Rocha, a revisão das estratégia s garantiu o enriquecimento dos macroproblemas e permitiu o aperfeiçoamento das metas. “Eu acredito que a metodologia utilizada, a natureza do debate e a seriedade como os grupos trabalharam envolvem, de fato, uma mudança de formulação do Plano e nos dão condições de realizar uma síntese muito mais rica das contribuições da conferência [ Conferência Nacional de Educação (Conae) ] , ressaltou .

Segundo Maria Selma, a participação da comissão do Fórum Nacional de Educação (FNE) no processo do Grupo de Trabalho do PNE ajudou o Fórum a pensar questões e ampliar a abordagem dos eixos da Conae, mesmo que reforçando aspectos. Acho que esse foi um dos atos de responsabilidade mais importantes do governo em relação ao futuro da educação brasileira, porque nó s nos colocamos n a perspectiva de identificar os problemas e entende r que há pontos das metas anteriores que foram atualizadas, mas que o País em que nós vivemos, hoje, não é o mesmo de 2014 , informou .

Armando Amorim, assessor da Sase e responsável pela Oficina, pontuou que a referência básica das discussões é o artigo 214 da Constituição Federal de 1988 ( que trata do PNE ), como forma de cumprimento da lei. A gente queria que qualquer proposição do executivo, do ponto de vista do PNE , viesse substanciada em diagnósticos, dos mais rigorosos possíveis , para a construção de um instrumento de planejamento consistente . Dessa forma, a s formulações realizadas nestes oito meses vão contribuir para que as fronteiras atuais do que temos enquanto planejamento da educação possam ser impulsionadas”, afirmou.

A participação dos quilombolas no debate do PNE foi ressaltada pelo coordenador- geral de Educação Étnico-racial e Educação Escolar Quilombola , da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Eduardo Fernandes de Araújo. Segundo ele, essa é a primeira vez que os quilombolas são inseridos no Plano enquanto modalidade tão presente. “ Isso já é um fato de quase celebração momentânea, de dizer que estamos presentes no PNE e queremos estar nele. Não só na proposta, na elaboração, mas estar definitivamente nele , disse .

Participantes – Os debates contaram com a participação dos integrantes do Grupo de Trabalho para elaboração do PNE, composto por três representantes da Sase e por representantes das seguintes Secretaria s do MEC: de Educação Básica ( SEB ) ; de Educação Superior ( Sesu ) ; de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão ( Secadi ) ; de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) ; e d e Educação Profissional e Tecnológica ( Setec ). Houve também representação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes ) ; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ) ; do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação ( FNDE ) ; do Conselho Nacional de Educação ( CNE ) ; do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação ( Foncede ) ; da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação ( Uncme ) ; do Fórum Nacional de Educação ( FNE ) ; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação ( Undime ) ; do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação ( Consed ) ; da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ; e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal .

GT- PNE O Grupo de Trabalho do N ovo PNE tem caráter consultivo e propositivo e busca analisar os problemas da educação nacional como subsídio ao Projeto de Lei do N ovo P lano , contendo diagnóstico com diretrizes, objetivo s , metas e estratégias para o P NE 2024-2034. O GT é coordenado pela Sase.

 

Por: Ministério da Educação (MEC

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