Ministério da Igualdade Racial prepara pacote de medidas que beneficiará a população negra
Iniciativas que visam garantir e ampliar direitos faz parte das celebrações do Novembro Negro
No dia 20 de Novembro, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) vai entregar o Segundo Pacote pela Igualdade Racial, um conjunto de políticas que defendem o direito à vida, à terra, ao trabalho, à educação, à inclusão, à memória e à reparação para pessoas negras e quilombolas.
Mais que celebrar o Mês da Consciência Negra e a resistência de Zumbi e Dandara, essa iniciativa consolida a centralidade da agenda da igualdade racial no atual governo.
Em setembro de 2023, a criação do ODS 18 formulado pelo MIR foi anunciada pelo presidente Lula em discurso na ONU.
Em março de 2023, o primeiro Pacote da Igualdade Racial foi entregue. Nele, havia medidas que visavam garantir a titulação de terras quilombolas, a reserva de vagas para pessoas negras na administração pública, a redução da letalidade da juventude negra e a criação de grupos interministeriais para elaboração de ações em prol da igualdade racial.
Desde janeiro, o MIR trabalha para recuperar, estruturar e colocar de pé políticas públicas que beneficiem toda a população brasileira. Em dez meses de gestão, retomou o diálogo com parceiros internacionais, lançou programas de doutorado e intercâmbio, mapeou famílias e territórios invisibilizados, pautou o combate ao racismo nos esportes, além de fazer investimentos em universidades, pesquisa científica e produção de dados. Agora, prepara um pacote de medidas que se propõe a reafirmar a valorização da herança africana e a contribuição da população negra na construção do nosso país.
Um Brasil que enfrenta o racismo e promove a igualdade racial é um Brasil mais desenvolvido, mais justo e democrático. Fortalecer a memória, a história, a cultura e o orgulho da população que movimenta esse país há séculos é o caminho.
Acompanhe os próximos passos em: gov.br/igualdaderacial/novembro
Por: Ministério da Igualdade Racial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte