Ministra da Gestão assina carta sobre uso da Inteligência Artificial na Administração Pública
Iniciativa faz parte da agenda da ministra Esther Dweck nas reuniões do Conselho Latino americano da Administração pelo Desenvolvimento
Durante a reunião do conselho diretor do Centro Latino-americano da Administração pelo Desenvolvimento (CLAD), foi acordada a Carta sobre Inteligência Artificial dentro da Administração Pública. O objetivo do documento é “promover um marco compartilhado de desenvolvimento da Inteligência Artificial dentro da Administração Pública”, segundo Ignacio Criado, professor de Ciência Política e Administração da Universidade Autônoma de Madri e relator do documento a pedido do CLAD. “Sempre levamos em conta o serviço público e os cidadãos como foco principal”. disse.
“É um assunto que todos os governos estão tratando de alguma forma”, elogiou a nova presidenta do CLAD, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. “É uma carta de princípios que entendemos que são chaves para o desenvolvimento da Inteligência Artificial na administração pública”, afirmou Criado.
Brasil no CLAD
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi eleita por unanimidade presidenta do Conselho Diretor do CLAD em reunião ocorrida, nesta segunda-feira (20/11), em Varadero, Cuba. Como resultado, Esther Dweck irá comandar pelos próximos dois anos o CLAD, organização internacional que tem como missão o debate sobre a transformação do Estado
"A pandemia tornou patente a necessidade da ação conjunta dos Estados para enfrentar os grandes desafios globais, desde a emergência climática às desigualdades sociais", afirmou Esther Dweck, em seu discurso após a vitória. O Brasil também foi escolhido sede do próximo Congresso do CLAD, em 2024.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo brasileiro tem participação de destaque no 28º Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública. A sede escolhida para 28º Congresso Internacional do CLAD foi Cuba e o encontro ocorre esta semana, de terça a sexta-feira. A ministra Esther Dweck comanda a delegação brasileira.
O CLAD é uma organização pública internacional e intergovernamental. Foi fundada em 1972. Sua criação foi respaldada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e sua missão é promover o intercâmbio de experiências entre governos visando a modernização da administração pública.
O papel de destaque do Brasil no encontro demonstra o interesse internacional no processo de reconstrução do Estado brasileiro liderado.
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte