Ministro do Esporte apresenta programas da pasta em Londrina
Evento reuniu representantes de 48 municípios do Paraná. André Fufuca também visitou projetos e inaugurou quadra poliesportiva na cidade
Os programas do Ministério do Esporte (MEsp) foram apresentados pelo ministro André Fufuca para representantes de 48 municípios do Paraná, durante agenda na cidade de Londrina (PR), nesta segunda-feira (27/11). O ministro destacou as chamadas dos editais previstos para 2024, com o objetivo de oportunizar a oferta de esporte e a promoção de vida saudável para a população. O evento em Londrina foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados de Londrina (OAB).
“Temos programas de inclusão, como o Segundo Tempo, que será anunciado para todos os cantos do Brasil, provavelmente até a metade de janeiro de 2024. É uma iniciativa voltada à promoção de atividades esportivas de contraturno nas escolas. É por isso que fizemos questão de estar aqui em Londrina, com os prefeitos do Paraná, secretários municipais, e uma parte da bancada federal do Paraná, que também entende a necessidade de ampliar estes programas. Somente através de parcerias vamos conseguir estendê-los para todo o Brasil”, enfatizou o ministro.
Além do evento, André Fufuca visitou projetos, praças esportivas e participou da inauguração da quadra poliesportiva do Jardim Califórnia, que foi inteiramente reformada.
O ministro destacou a importância da parceria com a bancada federal paranaense na destinação de emendas parlamentares para auxiliar no impulso e execução das ações do Ministério no estado, a exemplo das emendas no valor de R$ 955 mil e R$ 785 mil, que serão destinadas à Prefeitura de Londrina para a modernização de quadras e ginásios, em locais ainda a serem definidos.
Por meio do Programa Skate por Lazer, está em fase inicial de licitação a instalação de uma pista para a prática da modalidade próxima ao Lago Igapó. O programa envolve a criação de núcleos para democratizar o acesso recreativo do skate à população sob os princípios de inclusão para todos os interessados acima dos seis anos de idade, com ênfase na promoção da participação das mulheres.
Lei de Incentivo
O ministro André Fufuca lembrou ainda a importância da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) como uma das mais importantes fontes de recurso para projetos. “Esta lei é responsável por quase 70% do orçamento de investimentos do Ministério, então é importante que os prefeitos, as instituições e as empresas tenham conhecimento sobre isso para ajudar nesta construção”.
A Lei de Incentivo ao Esporte foi regulamentada em 2006 por decreto do então presidente Lula, que permite que empresas e pessoas físicas optem por apoiar projetos para o desenvolvimento do esporte e do paradesporto brasileiro via doações ou patrocínio. Um instrumento jurídico de inclusão social por meio do esporte.
“A vinda do ministro visa mostrar a Londrina e aos outros municípios quais são os projetos que estão disponíveis no governo federal, pois, muitas vezes, há o recurso, mas faltam bons projetos. Então, os prefeitos, as lideranças, os técnicos, secretários e especialistas na área, sabendo quais programas estão disponíveis, poderão elaborar os projetos e reivindicar recursos para levar melhorias para seus municípios”, afirmou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.
O evento contou com a presença de várias autoridades do município e vereadores; do deputado federal e secretário de Estado da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros; o deputado federal Marco Brasil, além dos prefeitos de Cornélio Procópio, Maringá, Rolândia, Janiópolis, Lupionópolis, Figueira, Arapuã, Barra do Jacaré, Alto do Paraná, Bandeirantes, Salto do Itararé, Florestópolis, Santana do Itararé, Prado Ferreira e Ibiporã.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte