MIR e UNICEF se unem contra a desigualdade racial na primeira infância
Memorando prevê ações de capacitação, eventos, pesquisa e material sobre práticas antirracistas
Pela primeira vez, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares tendo um ministério totalmente dedicado à Igualdade Racial. Para reafirmar o compromisso do Governo Federal com esta pauta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na segunda (20), em cerimônia no Palácio do Planalto, o segundo Pacote pela Igualdade Racial. Entre as medidas anunciadas pela ministra Anielle Franco, estava o memorando de entendimento em prol de uma Primeira Infância Antirracista.
O documento oficializa que o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) têm a intenção de trabalharem juntos para combater o racismo e atenuar seus impactos na infância de crianças negras, quilombolas e indígenas.
As estratégias, a serem criadas e implementadas em cooperação mútua, serão voltadas para
a) capacitação de profissionais de saúde, assistência social e educação sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil a partir da primeira infância e práticas antirracistas nesses serviços
b) realização de seminários e eventos no Brasil em capitais de estados e municípios prioritários
c) produção de pesquisa e disseminação de materiais sobre práticas antirracistas para profissionais da saúde, educação e assistência social nos serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas, com especial atenção à primeira infância
Esta é uma iniciativa da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ/MIR) que também envolve o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS).
SAIBA MAIS
No segundo Pacote pela Igualdade Racial apresentado pela ministra Anielle Franco e assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda (20), constam ainda planos nacionais, grupos de trabalho interministeriais, acordos de cooperação, programa de intercâmbio, editais e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação.
O evento Brasil pela Igualdade Racial contou com a presença de chefes dos três poderes, ministras e ministros, secretárias e secretários, parlamentares, intelectuais, autoridades, representantes do terceiro setor e lideranças de movimentos sociais, além das apresentações culturais de Jorge Aragão e Lia de Itamaracá.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte