Igualdade racial

MIR investe em pesquisa, monitoramento e avaliação de dados sobre populações negra e quilombola

Parcerias com IBGE, Ipea e IFB fazem parte do segundo Pacote pela Igualdade Racial

22/11/2023 17:11
MIR investe em pesquisa, monitoramento e avaliação de dados sobre populações negra e quilombola

 

Pela primeira vez, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares tendo um ministério totalmente dedicado à Igualdade Racial. Para reafirmar o compromisso do Governo Federal com esta pauta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na segunda (20), em cerimônia no Palácio do Planalto, o segundo Pacote pela Igualdade Racial. Entre as medidas anunciadas pela ministra Anielle Franco, estavam investimentos em dados através de parcerias com o IBGE, o Ipea e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

O Governo Federal destinará cerca de R$8.5 milhões para pesquisa, monitoramento e avaliação de dados. Em parceria com o IBGE,  viabilizará um bloco, até então inédito, sobre ações afirmativas e gestão dos municípios dentro do âmbito racial, em uma das maiores pesquisas do país (a MUNIC e a ESTADIC). Com isso, será possível a coleta de mais dados sobre ciganos, quilombolas e povos de terreiro, além de uma análise mais assertiva sobre como as políticas públicas têm sido efetuadas.

Em parceria com o Ipea, realizará um monitoramento que permite mapear nacionalmente temas pouco debatidos mas bastante relevantes para embasar políticas públicas, como a assistência de cuidado a pessoas negras idosas ou acidentes de trabalho para pessoas negras.

Já a parceria com o IFB, fomentará a construção do Observatório de Políticas Públicas em Igualdade Racial e o fortalecimento dos NeaBis (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), iniciativas importantes que contribuem para ampliar a conscientização sobre os povos de terreiro, a participação de jovens em projetos de Igualdade Racial e a criação de novas políticas voltadas para o tema.

SAIBA MAIS

No segundo Pacote pela Igualdade Racial apresentado pela ministra Anielle Franco e assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda (20), constam ainda planos nacionais, grupos de trabalho interministeriais, acordos de cooperação, editais e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação.

O evento Brasil pela Igualdade Racial contou com a presença de chefes dos três poderes, ministras e ministros, secretárias e secretários, parlamentares, intelectuais, autoridades, representantes do terceiro setor e lideranças de movimentos sociais, além das apresentações culturais de Jorge Aragão e Lia de Itamaracá.

Para assistir à transmissão na integra, acesse https://bit.ly/20N-MIR

Para saber mais sobre o segundo Pacote Pela Igualdade Racial, acesse www.gov.br/igualdaderacial/novembro

Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)

 

Link: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/mir-investe-em-pesquisa-monitoramento-e-avaliacao-de-dados-sobre-populacoes-negra-e-quilombola
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte