MJSP edita Portaria que estabelece estratégias de proteção à saúde de consumidores em eventos
A Portaria é assinada pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, em face das ocorrências nesta última sexta-feira (17) em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em que as pessoas não tiveram acesso a água para beber
A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP), publicou, neste sábado (18/11), Portaria que estabelece as estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em grandes eventos, em períodos de alta temperatura. A Secretaria também criou um canal de denúncias específico para o público do show da cantora Taylor Swift.
A iniciativa se deu em resposta ao episódio ocorrido na última sexta-feira (17/11) após denúncias sobre a falta de água para consumo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), no show da cantora norte-americana Taylor Swift. O espetáculo recebeu um público de aproximadamente 60 mil pessoas. No evento, foi registrada a morte de uma jovem ocorrida após uma parada cardiorrespiratória.
Segundo o secretário da Senacon, Wadih Damous, as medidas de emergência são fundamentais para preservar e garantir a saúde, a segurança e a integridade física das pessoas que participam de shows em todo o território nacional.
"A Senacon está atuando no sentido de garantir o respeito à dignidade, saúde e segurança dos consumidores. Direitos que foram claramente ignorados na noite desta sexta-feira, durante o show da Taylor Swift. Considerando, inclusive, que tal show recebe, majoritariamente, um público de jovens, crianças e adolescentes ", destacou o secretário.
Ações previstas
A partir da publicação da Portaria, fica estabelecido que as empresas responsáveis pela produção de eventos deverão garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos, em qualquer caso, sem custos adicionais ao consumidor.
Os organizadores também devem garantir a estrutura necessária para resgate de participantes. Caberá aos órgãos estaduais e municipais de defesa dos interesses e direitos do consumidor realizar o acompanhamento dos preços da água mineral comercializada, a fim de coibir aumento abusivo de preços e ônus excessivo aos consumidores.
O documento ainda informa que publicações de novas ações deverão ser divulgadas no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para shows realizados neste sábado (18) e domingo (19). Destaca também que a empresa produtora do evento será notificada pela Senacon, a fim de evitar danos de difícil ou impossível reparação.
Confira o documento na íntegra aqui
Canal de Denúncia
A Senacon criou também um canal de denúncia para os fãs da cantora Taylor Swift, que estiveram no show do Rio de Janeiro ou que participarão dos próximos. O objetivo é disponibilizar um canal seguro de comunicação para que o público que for ao evento possa denunciar irregularidades nos locais. Acesse aqui
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte