MME entrega obra do PAC em Várzea da Palma-MG
Complexo solar Hélio Valgas possui capacidade instalada de 662MWp; obras da usina geraram 1,7 mil empregos
O Ministério de Minas e Energia participou nesta quinta-feira (9/11) da inauguração do Complexo Solar Hélio Valgas, localizado em Várzea da Palma, Minas Gerais. Trata-se da quinta maior usina de energia fotovoltaica do Brasil, com 662 MWp de capacidade instalada. O secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, representou o Ministério de Minas e Energia no evento.
O novo empreendimento, pertencente à Comerc Energia, tem potência suficiente para abastecer 800 mil residências ou cerca de 3 milhões de pessoas. A usina Hélio Valgas está instalada em uma área de 1.154 hectares, o equivalente a 1.650 campos de futebol.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemora a variedade de fontes de energia renováveis à disposição no Brasil. “Já somos referência em energia hidráulica há décadas. Nos últimos anos, temos tido êxito em aumentar a geração fotovoltaica e eólica. Essas três fontes, ao lado da biomassa, nos colocam como protagonistas da transição energética, com 90% da energia a partir de fontes renováveis. Os empreendimentos inseridos no PAC nos darão ainda mais segurança energética”, destaca.
Durante o evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, falou sobre o potencial do Brasil em três áreas fundamentais: segurança alimentar, segurança energética e clima. Para Alckmin, o País é um dos grandes players nesses segmentos.
“É preciso descarbonizar. O mundo inteiro está empenhado. Aí entra o Brasil como grande protagonista da questão climática. Vamos trocar o carbono pelo hidrogênio, mas esse hidrogênio vai ser retirado de onde? Da água, por exemplo. Como? Só pode ser com energia renovável”, pontuou Alckmin.
A construção demandou um investimento de R$ 2 bilhões, o complexo Hélio Valgas tem quase a totalidade de sua capacidade produtiva alocada para a Liasa, companhia nacional que é uma das maiores produtoras de Sílico Metálico da América Latina.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte