Meio ambiente

MME participa de assembleia sobre mineração, minerais, metais e desenvolvimento sustentável

Encontro aconteceu neste mês de novembro, no Palais des Nations em Genebra, na Suíça

22/11/2023 16:35
MME participa de assembleia sobre mineração, minerais, metais e desenvolvimento sustentável

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou da 19ª Assembleia Geral Anual (AGM) do Fórum Intergovernamental sobre mineração, minerais, metais e desenvolvimento sustentável (IGF). O evento aconteceu este mês, no Palais des Nations em Genebra, na Suíça, com o objetivo de dialogar sobre o setor e sobre as formas de maximizar os benefícios potenciais da crescente demanda por minerais para transição energética.

A 19ª AGM foi dividida em 12 sessões que discutiram temas sobre como preencher a lacuna de oferta dos minerais estratégicos; o papel da mineração artesanal e em pequena escala (MAPE) na transição energética e como garantir que as comunidades de entorno sejam totalmente beneficiadas pelos projetos mineiros. Também foram debatidas questões como a reforma da tributação e repartição de benefícios e qual a melhor forma de garantir uma vida justa, equitativa e inclusiva na transição energética.

A coordenadora-geral de Desenvolvimento Sócio Ambiental na Mineração do MME, Dione Macedo, delegada pelo Brasil, participou das reuniões do Comitê Executivo do IGF. A coordenadora-geral participou do painel que analisou as maneiras de garantir que as comunidades tenham uma plataforma para expressar as suas preocupações, receber a parte justa dos royalties da mineração e ajudar a construir a resiliência da comunidade. Na ocasião, ela apresentou dois exemplos de acordos informais bem-sucedidos com comunidades em áreas áridas e pobres do sertão brasileiro.

O setor mineral é fundamental para permitir a mudança global para uma economia verde e digital. Para o MME, governos de países ricos em recursos minerais devem agir agora para maximizar os benefícios potenciais da crescente demanda por minerais de transição energética, como cobalto, grafite, cobre, lítio, níquel ou terras raras.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), um esforço concertado para permanecer bem abaixo do aumento da temperatura global de 2° C exigiria uma quadruplicação de minerais críticos requeridos para tecnologias de energia limpa até 2040. Por isso, diálogos sobre o tema se tornam cada dia mais importantes.

TITULARIDADE
O Brasil, representado pela coordenadora-geral do MME, foi titular da delegação pela América do Sul por quatro anos. A partir de 2024, o Peru será o novo delegado.

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)

 

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-participa-da-19a-assembleia-geral-anual-do-forum-intergovernamental-sobre-mineracao-minerais-metais-e-desenvolvimento-sustentavel
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte