MME participa de capacitação em parceria com Agência Internacional de Energia
Foram cinco dias de formação sobre reporte de dados energéticos anuais
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, esta semana, do evento de capacitação da Agência Internacional de Energia (AIE). Foram cinco dias de formação sobre reporte de dados energéticos anuais, utilizando recomendações internacionais para Estatísticas Energéticas.
Para o coordenador-geral de Informações Integradas do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE) do MME, Esdras Godinho Ramos, esse evento reforça a parceria brasileira com a agência. “Esta é a primeira vez que a AIE realiza esse tipo de treinamento no MME, porém, o MME e a AIE já estabelecem parcerias de trabalho há alguns anos. O Brasil associou-se à Agência Internacional de Energia em 2017, por meio da assinatura de uma Declaração Conjunta, combinada com Programa de Trabalho”, lembrou.
Na área de informação energética, a Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) tem colaborado com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na missão de elaboração do Balanço Energético Nacional, tendo o MME preparado e enviado os dados energéticos do Balanço para a AIE. “Procuramos adaptar ao melhor formato que a Agência pretende receber e esclarecer quaisquer dúvidas que a instituição possa ter”, disse o coordenador do MME.
“O MME está enviando esforços para mandar os dados energéticos de acordo com a metodologia de referência, no formato em que os países da OCDE fazem. Dessa forma, os dados energéticos do Brasil estão melhor representados internacionalmente”, pontuou Esdras.
Ramos destacou, ainda, que é necessária uma enorme quantidade de dados para criar o Balanço Energético de um país, que represente com confiança a oferta e a demanda de energia, considerando todos os setores econômicos. “Esses dados precisam, antes de tudo, ser mapeados. Ou seja, precisamos estabelecer uma rede para acessar esses dados. Além disso, essas informações precisam ser organizadas, consolidadas e bem divulgadas, a fim de apoiar diversas políticas e ações públicas e privadas”, finalizou.
Entre outros temas abordados no evento estavam o Gás Natural, Renováveis, Hidrogênio, Eficiência Energética, Petróleo, Inventário de Emissões da Petrobras, Carvão, Métodos de Coleta de Dados e Eletricidade.
A capacitação foi realizada em formato híbrido e contou com participação presencial de integrantes da Agência Internacional de Energia, Marc Casanova e Riccardo Inverni; da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); da Petrobras; da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); além de setores do MME, em especial, a Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento, a Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica.
AIE
A Agência Internacional de Energia (AIE) foi fundada em 1974 e é uma organização autônoma ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A agência é considerada referência mundial no setor e conduz um amplo programa de pesquisa energética e compilação de dados; publicações e divulgação pública da política energética global; análises estatísticas e recomendações sobre boas práticas no setor. Os produtos desenvolvidos pela AIE não são exclusivamente dedicados aos seus países membros, abrangendo países associados não membros, como China, Índia, Indonésia, África do Sul e Brasil. Apenas os membros da OCDE podem ser membros associados plenos da AIE. O status de país membro não associado foi conquistado pelo Brasil em 2017.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte