MPor lançará projetos para o desenvolvimento sustentável de portos, aeroportos e hidrovias
Ministro Silvio Costa Filho apresentou ações que têm como foco a ampliação da infraestrutura e investimentos nos modais de transportes
Durante o Fórum de Brasília, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou os principais projetos que estão sendo desenvolvidos e implementados nos próximos meses pelo Governo Federal nas áreas de portos, aeroportos e hidrovias. Nos modais portuários e hidroviários, o titular da pasta falou sobre a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias, para otimizar as políticas públicas desse mercado no país. Com a criação da secretaria, o MPor espera lançar uma nova política nacional de estruturação e exploração, ambientalmente sustentável, das hidrovias brasileiras, conhecida como BR dos Rios.
Silvio Costa Filho fez um balanço sobre a atual infraestrutura dos aeroportos brasileiros e destacou que os terminais se modernizaram e estão preparados para ampliar suas operações e receber cada vez mais turistas. “A aviação brasileira cresceu bastante com as concessões aeroportuárias. As concessões estão trazendo mais investimentos ao nosso país e melhorado a qualidade do transporte aéreo”, ressaltou.
Durante o encontro, o ministro destacou também que o MPor tem trabalho em três frentes para fomentar o desenvolvimento do transporte aéreo no país. Uma dessas ações é o fortalecimento da aviação regional por meio da requalificação de 116 aeroportos. Esse trabalho, de acordo com o ministro, “tem sido desenvolvido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil em cooperação com prefeituras, municípios e estados”.
Outro ponto importante indicado por Costa Filho é o aumento da oferta de serviços aéreos, que se dará por meio da ampliação de rotas. “Atualmente, temos 152 destinos e pretendemos ampliar para pelo menos 180 rotas”, indicou o ministro. Além disso, o ministro acredita que a aviação comercial terá crescimento de 10% neste ano.
Por: Ministério de Portos e Aeroportos (MPor)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte