Mulheres mantêm a tradição e vencem a IX Jornada Científica da Embrapa
As mulheres continuam a vencer a Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Meio-Norte. E na nona versão, que aconteceu de 8 a 10 deste mês, em Teresina, no Piauí, elas mantiveram a tradição ganhando os dois primeiros lugares. Paula Muniz Costa ficou em primeiro lugar com o trabalho Viabilidade econômica dos cultivos de arroz e soja em áreas de abertura no cerrado maranhense .
A segunda colocada foi Hosana Aguiar Freitas de Andrade, cujo trabalho focou o Efeito de elevadas doses de calcário na dinâmica do fosfóro no sistema solo-soja em áreas de abertura. Edson Dias de Oliveira Neto ganhou o terceiro lugar com o trabalho Fontes e modos de aplicação de agrominerais no rendimento de milho no leste maranhense.
Os três são orientados pelo pesquisador Henrique Antunes, Edvaldo Sagrilo e Oscar Lustosa Júnior. Os estudantes . Paula Muniz Costa é mestranda e Hosana Aguiar Freitas de Andrade e Edson Dias de Oliveira Neto são doutorandos em agronomia na Universidade Federal do Piauí. Eles foram premiados com troféus, entregues na tarde desta sexta-feira, em solenidade na sede da Embrapa Meio-Norte.
As menções honrosas Efetividade, foram para os estudantes Ana Inácia Vieira da Silva, primeira estudante a submeter o resumo do trabalho à organização da jornada; e Leandro Pessoa Nunes, primeiro estudante a entregar a apresentação do trabalho.
“Macrodesafios à agricultura mundial”
A programação do último dia da jornada científica foi movimentada, com a mesa-redonda Pesquisa básica e aplicada: inovação e empreendedorismo na agropecuária , às 9 horas. Participaram o professor Marcelo Oliveira Rodrigues, professor da Universidade de Brasília (UnB), e Flávio de Oliveira Francisco, CEO da Petbiomas e da GenoBiomas Biotecnologia estará presente ao evento. A pesquisadora Teresa Herr Viola foi a moderadora.
Em seguida, o pesquisador Ednaldo José Ferreira, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, falar sobre Ciência de dados e inteligência artificial para o desenvolvimento de um Agro tropical inteligente . Ele destacou os “macrodesafios à agricultura mundial” para os próximos anos para garantir a segurança alimentar, a sustentabilidade; o enfrentamento às mudanças climáticas e a preservação ambiental. E estes desafios só serão enfrentados, segundo ele, com ciência, tecnologia e inovação. O pesquisador Luiz Fernando Leite foi o moderador.
A segunda e última mesa-redonda aconteceu à tarde, no auditório central da Unidade, com o tema Eu passei por aqui: relato de profissionais das ciências agrárias que foram estagiários e bolsistas na Embrapa Meio-Norte . Participam Francelino Neiva Rodrigues, ex-bolsista, médico-veterinário e hoje professor do IFPI; Vanessa Gomes de Moura – ex-bolsista, bióloga e também professora do IFPI; e Artemisa Nazaré Costa Artemisa Nazaré Costa Borges Martins – ex-bolsista, bióloga e professora do IFMA. A psicóloga organizacional e professora Marielle Baia foi a moderadora.
Por: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte