Mutirão de BPC faz 123 atendimentos em agência na Barra da Tijuca
Sábado também foi dia de atuação do PREVmóvel na Baixada Fluminense: 77 atendimentos foram realizados
O fim de semana começou com mutirão de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Agência da Previdência Social (APS) da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Neste sábado (11/11), 123 segurados que deram entrada no pedido de Benefício de Prestação Continuada (BPC) passaram por avaliação social. Oito assistentes sociais do INSS participaram da ação que visa agilizar a fila no instituto.
Com agendamento prévio das consultas dos segurados, via aplicativo ou site Meu INSS e pela Central de Atendimento 135, os assistentes sociais fizeram o primeiro atendimento com análise social. Houve 26 faltas registradas de pessoas que marcaram serviço para este sábado.
O mutirão da APS Barra da Tijuca terá continuidade neste domingo (12/11) também para análise de concessão de BPCs. A agência fica na Avenida Armando Lombardi 385, Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O atendimento vai ocorrer das 7h30 às 14h30.
Foram abertas 200 vagas para atendimento neste domingo. Cinco assistentes sociais estão designados para fazer a análise social dos segurados agendados. Alguns casos podem ser encaminhados para agendamento de perícia médica.
Quem pode pedir
Tem direito de requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 330) per capita, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O valor do benefício é de um piso nacional (atualmente de R$ 1.320).
Não é necessário ter contribuído para o INSS. Importante destacar que o segurado não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.
Prevmóvel
O sábado também foi dia de atuação do PREVmóvel na Baixada Fluminense. Ontem (11/11), a unidade ficou estacionada na Praça Walter Thomaz, em Jardim Leal, no município de Duque de Caxias. Foram feitos 77 atendimentos de diversos serviços previdenciários.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte