Saúde

Onda de calor no Brasil: altas temperaturas vão afetar Norte, Sudeste e Centro-Oeste

Ao menos cinco capitais devem bater recordes de temperatura que devem passar dos 40°C

15/11/2023 13:57
Onda de calor no Brasil: altas temperaturas vão afetar Norte, Sudeste e Centro-Oeste
Foto: Divulgação

 

O Brasil passa por uma nova onda de calor e altas temperaturas vão afetar principalmente as regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao menos cinco capitais devem bater recordes de temperatura que devem passar dos 40°C. Para encarar esse calorão, o Ministério da Saúde reforça medidas importantes, principalmente quanto à hidratação.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Agnes Soares, a ingestão de água é fundamental porque o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento.

O uso do filtro solar também é essencial. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser espalhado por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

Agnes Soares alerta também, que até mesmo as pessoas que moram em lugares em que estão acostumadas com o calor têm de pensar em formas de se proteger durante o período de altas temperaturas.

Temporais mantêm Região Sul em alerta

Nos próximos dias, o ar quente, úmido e bastante instável segue predominando na região Sul do País. Ao longo desta quarta-feira (15/11), áreas de instabilidade ganham força e devem provocar fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento acima de 90 km/h e queda de granizo, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Entre quinta (16/11) e sexta-feira (17/11), a instabilidade continua, com novos temporais em áreas dos três estados. Os maiores acumulados de chuva, segundo o Inmet, devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Os volumes de chuva devem superar 200 milímetros.

No sul gaúcho e norte paranaense, não se descartam volumes de chuva pontuais em torno de 50 mm e alguns temporais.

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas

Previsão para a 1ª semana (15/11/2023 a 20/11/2023):

Região Norte: são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) no Acre e no oeste e sul do Amazonas. Com menores acumulados em áreas pontuais de Rondônia, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte norte e leste da região (áreas em branco e azul). No entanto, não se descarta pancadas de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia que inclui as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do litoral baiano.

Região Centro-Oeste: em algumas áreas, são previstas chuvas passageiras, principalmente no final da tarde.

Região Sudeste:  a partir do dia 17 de novembro, a previsão é de chuvas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e triângulo mineiro.

Região Sul: a passagem de uma frente fria pela Região Sul poderá provocar chuvas expressivas, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de ventos e da ocorrência pontual de queda de granizo, no decorrer da semana, com maiores acumulados que podem ultrapassar 150 milímetros (mm), principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Maiores detalhes, verificar os avisos disponibilizados no portal https://alertas2.inmet.gov.br/.

Previsão para a 2ª semana (21/11/2023 a 29/11/2023):

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e sul do Pará. Nas demais áreas, previsão de baixos acumulados de chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuvas na região, exceto no Maranhão e litoral baiano com pancadas de chuvas passageiras.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste:  há previsão de chuvas que devem ultrapassar 40 mm, especialmente no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais áreas, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 50 mm. As chuvas devem ser mais localizadas sobre o Rio Grande do Sul e litoral do Paraná.

Por: Agência Gov, com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte