Participação Social

Plataforma “Brasil Participativo” estimula interação com a sociedade civil

A iniciativa é reconhecida como a maior experiência de interesse social digital do governo

09/11/2023 20:10
Plataforma “Brasil Participativo” estimula interação com a sociedade civil
Foto: Divulgação

 

Todo cidadão pode participar dos processos que criam e melhoram políticas públicas. É um direito da Constituição de 1988. Garantir que todo cidadão saiba e queira participar dessa construção é a missão da plataforma digital Brasil Participativo. Na manhã desta quinta-feira (9/11), durante a 19ª edição da Semana da Inovação, representantes da Secretaria Nacional de Participação Social-SG/PR e organizações parceiras, compartilharam os desafios e as soluções que encontraram ao desenvolver uma estrutura que se propõe a unificar métodos digitais e presenciais, integrar diferentes processos de participação no âmbito federal e incentivar a população a se engajar na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Essa iniciativa contou com mais de 1,4 milhão de participantes e é reconhecida como a maior experiência de interesse social digital do governo.

Durante o encontro, os palestrantes Carla Bezerra, Camila Antonelli, Danilo Lima, Mário Queiroz e Carla Aguiar apresentaram dados e diagnósticos que subsidiaram inovações na comunicação, na experiência do usuário e na funcionalidade da plataforma. Endossaram a importância de se ter um software livre, com moderação humanizada, focado em dispositivos móveis para facilitar a inclusão, com estratégias sólidas de engajamento e comunicação, estruturado a partir de um ecossistema de inovação que conta com muitos parceiros.

Os especialistas comentaram a escolha por uma identificação digital única, via Gov.br, a fim de evitar bots e garantir segurança ao processo. E ainda, a intenção de implementar ações voltadas para o letramento digital, em acordo com outras organizações. “É necessário que seja uma política de Estado e não de Governo. A gente precisa que a população se empodere disso, para que em uma “canetada”, iniciativas assim não se acabem”, afirmou Eliane Dias, auditora da Secretaria de Fazenda/RN e participante da Semana de Inovação 2023.


SOBRE OS PALESTRANTES

Carla Bezerra é Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com mais de 12 anos de atuação no setor público, em uma trajetória que combina atuação como pesquisadora e como gestora. Atualmente exerce o cargo de Diretora de Participação Digital e Comunicação em Rede da Secretaria Nacional de Participação Social, que integra a Secretaria-Geral da Presidência da República.


Camila Antonelli
é mestre em Psicologia Social pela USP e Analista Técnica de Política Social (ATPS) desde 2014. Como ATPS atuou principalmente em pautas de Direitos Humanos, na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Entre 2021 e 2023 integrou o Laboratório de Inovação da ENAP como gerente de projetos de inovação para o desenvolvimento de soluções para problemas públicos complexos e de geração de capacidades/habilidades para a inovação no setor público. Atualmente está na Diretoria de Participação Digital e Comunicação em Rede (SNPS/SG) atuando na gestão de processos participativos digitais da plataforma Brasil Participativo.

Carla Silva Rocha Aguiar é professora e pesquisadora em Engenharia de Software, na Universidade de Brasília (UnB).  As pesquisas da Carla Aguiar são abrangentes e incluem tópicos como desenvolvimento de código aberto, ecossistemas de software livre, mentoria, o movimento DevOps e sistemas de software com módulos de aprendizado de máquina. Além de suas atividades acadêmicas, ela lidera o projeto de colaboração Brasil Participativo em parceria com o Governo Federal Brasileiro. Este projeto envolve aproximadamente 70 colaboradores de diversas áreas, trabalhando juntos para construir a plataforma de participação digital brasileira, o Brasil Participativo. Carla também é ativa em comunidades de software livre, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento desse ecossistema. Ela fundou o programa  de mentoria de grupos subrepresentados “Big Open Source Siblings\", premiado pelo Gnome Engagement Challenge. Através dos meus projetos de pesquisa em colaboração com agências governamentais e empresas privadas, supervisionou mais de 50 estudantes bolsistas, aplicando as melhores práticas de DevOps/MLOps e automação para desenvolver soluções de código aberto.

Por: Escolna Nacional de Administração Pública (Enap)

 

Link: https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/plataforma-brasil-participativo-estimula-interacao-com-a-sociedade-civil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte