Enem 2023: Portões dos locais de prova abertos
Participantes do Enem 2023 já podem acessar locais de aplicação. Portões foram abertos às 12h, e serão fechados às 13h, no horário de Brasília
Começa, neste domingo (05/11), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os portões de acesso aos locais de aplicação foram abertos às 12h e serão fechados às 13h. A aplicação das provas se inicia às 13h30. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação do exame termina às 19h (o exame segue o horário de Brasília).
Quem solicitou tempo adicional e teve o pedido aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderá concluir as provas até as 20h.
Documentos – Para acessar a sala de aplicação das provas, o participante deve apresentar a via original do documento de identificação oficial com foto, conforme previsto no edital do exame. São documentos válidos: cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.
A Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração, está entre a documentação válida para identificação, assim como o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe e que, por lei, tenha validade como documento de identidade, poderá ser utilizada para identificar o participante. Além disso, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997) também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).
Também são aceitos documentos digitais como e-Título, CNH e RG digitais, apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceita captura de tela.
O participante impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. É necessário, ainda, que se submeta à identificação especial, com coleta de informações pessoais. O mesmo procedimento é válido para quem apresentar documentação original danificada.
Objetos – Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação das provas. O participante que não cumprir a regra poderá ser eliminado do exame. No momento da aplicação, não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. É necessário guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets; e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.
Por: Ministério da Educação (MEC), com informações do Inep
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte