Cultura

Presidenta da Funarte reforça cooperação Sul-Sul em viagem à Moçambique

Maria Marighella representa o Brasil numa série de agendas diplomáticas das artes durante a participação brasileira na 10ª edição do KINANI e Bienal de Dança em África

23/11/2023 14:38
Presidenta da Funarte reforça cooperação Sul-Sul em viagem à Moçambique
Foto: Divulgação

 

A presidenta da Fundação Nacional de Artes - Funarte, Maria Marighella, cumprirá uma série de agendas diplomáticas ao longo desta semana em Maputo, capital de Moçambique, na África. A iniciativa denominada “Funarte Brasil - Conexões Internacionais” tem início no continente africano e é uma das ações inaugurais do programa de internacionalização das artes, que está sendo construído pela instituição, junto ao Ministério da Cultura, no âmbito da Política Nacional das Artes.

"Iniciar o nosso Programa em África é demarcar a importância de cooperações com países que podem fortalecer, por meio das artes, as vozes do Sul Global, amplificando a nossa potência criativa e também as nossas demandas. Como disse recentemente o presidente Lula, afirmar a identificação de Sul Global é propor uma ordem internacional justa, em que todos os países tenham voz nas disputas geopolíticas mundiais. Estar aqui é também reconhecer os vínculos históricos na formação de nossa cultura e de nossas artes e uma oportunidade ímpar de poder conhecer agentes artísticos e toda a diversidade produzida nesse continente imenso para pensarmos novas estratégias de conexão, inclusive com os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).", afirma Maria Marighella.

A presidenta da Funarte abre a sua participação na Bienal de Dança em África, nesta quinta-feira (23), com o Painel Sul-Sul, junto ao embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra, com quem se reúne para agendas bilaterais. Visita ainda a sede do Instituto Guimarães Rosa Maputo, com exposição alusiva à Semana da Consciência Negra. Na sexta-feira (24), encontra-se com representantes do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique. Também visita a Kulungwana - Associação para o Desenvolvimento Cultural, que há quase 20 anos realiza o Festival Internacional de Música de Maputo - Xiquitsi. Visita também o Museu Nacional de Arte de Maputo.

No sábado, dia 25 de novembro, a presidenta encerra a participação do Brasil na Bienal/KINANI ao apresentar o Painel “Funarte Brasil - Conexões Internacionais”, ao lado do diretor de Artes Cênicas da Funarte, Rui Moreira, e da delegação brasileira formada por 12 representantes de festivais de dança ou multiartísticos de todas as regiões do país. A delegação apresenta ainda espetáculos de outros 20 artistas e/ou coletivos brasileiros. Com essa ação, o Brasil busca reforçar a promoção e a difusão da diversidade artística do nosso país em diálogo com o mundo.

A participação do Brasil é uma realização da Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio do Instituto Bem Cultural. O projeto conta com o apoio do Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil em Maputo e do Ministério das Relações Exteriores, com a parceria de Yodine Produções, do KINANI e da Bienal de Dança em África.

Saiba mais sobre essa ação de internacionalização das artes aqui

Por: Fundação Nacional de Artes - Funarte

 

Link: https://www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/presidenta-da-funarte-reforca-cooperacao-sul-sul-em-viagem-a-mocambique
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte