Relações exteriores

Presidente Lula chega ao Catar para discutir crise no Oriente Médio e estreitar relações

Repatriação de brasileiros, soluções para o conflito entre Hamas e Israel e ampliação do diálogo com países árabes são as prioridades do governo nesta viagem

29/11/2023 15:20
Presidente Lula chega ao Catar para discutir crise no Oriente Médio e estreitar relações
Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Doha, no Catar, na tarde desta quarta-feira (29/11), onde terá reuniões bilaterais e participará de encontros estratégicos. Na quinta-feira (30/11), a comitiva do Governo Federal seguirá para os Emirados Árabes Unidos, sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), para participar da Cúpula. 

Os compromissos oficiais em Doha começam na quinta-feira. O presidente deve participar do Fórum Econômico Catar-Brasil, de uma reunião ampliada e, em seguida, terá um encontro com o Emir Tamim bin Hamad al-Thani.

Também nesta quarta, o presidente cumpriu agenda em Riade, capital da Arábia Saudita. Lá, participou do Seminário Embraer e de um evento com empresários sauditas visando fortalecer as relações comerciais e atrair investimentos.

Antes de embarcar, Lula concedeu uma entrevista coletiva afirmando que uma das prioridades do governo, nos diálogos com outros chefes de Estado e de Governo, é retirar todos os brasileiros e familiares da Faixa de Gaza que quiserem sair da região do conflito. Disse ainda que, se tiver oportunidade, falará sobre o tema com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

"Se ele estiver na COP, eu posso conversar com ele [primeiro-ministro de Israel], eu já conversei com ele duas vezes. Nós ainda temos brasileiros lá em Israel, e eu quero ver se eu consigo trazer todo e qualquer brasileiro que queira voltar para o Brasil", afirmou.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), 86 brasileiros estão interessados em ser repatriados, questão que depende de negociações com os governos de Israel e Egito, país que controla a passagem pela fronteira na Faixa de Gaza. 

Por: Agência Gov

Texto: Daniella Cambaúva

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte