Presidente reforça importância da prevenção ao câncer de próstata
Doença é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina a partir dos 45 anos em todas as regiões do país e a segunda maior causa de óbito por câncer nesse público
Orgulho, desinformação, medo, insegurança. Muitas são as razões que fazem os homens a partir dos 45 anos não procurarem os serviços de saúde para fazer os exames preventivos para o câncer de próstata. Segunda maior causa de óbitos por câncer nesse público em todas as regiões do país, a doença tem um mês de mobilização em torno do tema, o Novembro Azul.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se somou aos esforços de divulgação nesta terça-feira, 7 de novembro, durante o programa Conversa com o Presidente. “Todo homem que se preza, que se respeita, que gosta da família, que gosta da sua mulher, dos filhos, que gosta da sua vida, precisa criar juízo e fazer exame de próstata”, afirmou o presidente.
Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano. A estimativa é de 15 mil óbitos anuais de que uma em cada sete pessoas com próstata contraia a doença. “Tem vários tipos de exame. Tem um que os homens têm medo, que é o chamado toque. É importante que faça, porque muito pior que o toque é descobrir que está com câncer e morrer por conta de uma doença que poderia curar”, completou o presidente.
ATENÇÃO PRIMÁRIA – Segundo informações do Ministério da Saúde, quase 34% dos homens brasileiros entre 20 e 59 anos não estão cadastrados nos serviços da atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representa menos uso de serviços e menos ações preventivas em comparação às mulheres. Em 2022, 28% dos atendimentos individuais na atenção primária foram de usuários do sexo masculino nessa faixa etária. O cuidado integral envolve acompanhamento de rotina, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, promoção de hábitos saudáveis, cuidados com a saúde mental e prevenção de agravos, como o câncer.
DIAGNÓSTICO PRECOCE - O Ministério da Saúde recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para garantir o diagnóstico precoce. Entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade).
Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames. O presidente aproveitou a oportunidade e fez um chamado às empresas de comunicação para se juntarem ao esforço de mobilização.
“Eu queria fazer para um apelo a emissoras de rádio e televisão. Não precisa ser propaganda paga. Cada emissora tem obrigação ética com o povo brasileiro de, ao começar o seu programa, instruir a sociedade a aproveitar o mês de novembro para fazer os exames de próstata. Pode ser um chamamento nos principais jornais de cada televisão, de cada rádio, na internet”, sugeriu o presidente.
ORIENTAÇÕES - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mudanças de hábitos como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade ajudam a reduzir fatores de risco. As orientações também são centrais na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que lista acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes como eixos de ação para o desenvolvimento do cuidado com a saúde. “Morre muita gente por causa do câncer de próstata e você pode evitar isso com um pouquinho de coragem. Seja homem. Faça o exame de próstata para que você viva muito mais e cuide de sua família”, concluiu o presidente.
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte