Defesa Civil
Prevenção de desastres ganham reforço na Região Metropolitana de Fortaleza (CE)
Entre os dias 6 e 10 de novembro, o Serviço Geológico do Brasil promoveu, para agentes da defesa civil, o Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco
16/11/2023 00:00
Foto: Divulgalção
Para contribuir com as ações de prevenção de desastres na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) promoveu, entre 6 e 10 de novembro, o Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. Na ocasião, também foram entregues estudos para prevenção de desastres e gestão territorial, realizados no estado em 2023.
A atividade reuniu representantes da capital e dos municípios de Caucaia, Guaiúba, Itaitinga, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Uruburetama e Trairi. Também participaram profissionais da Coordenadoria Estadual de Defesas Civis do Ceará (CEDEC-CE), além de representantes da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp).
A importância desse treinamento está em primeiramente ampliar a percepção do que é o risco geológico e também em uniformizar os procedimentos de identificação e qualificação das áreas de risco, explicou a pesquisadora em geociências da Residência de Fortaleza do SGB, Juliana Rodrigues. Entre os riscos que podem ocorrer, estão: deslizamentos, movimentos de massa, erosões, quedas ou rolamentos de blocos, além de inundações e enxurradas.
Ao longo do curso, foram compartilhados conceitos fundamentais, relacionados à prevenção de desastres e gestão de riscos, além de terem sido abordados temas como movimentos gravitacionais de massa, processos hídricos e erosivos. A pesquisadora detalha que, durante a semana, foram apresentados os mapeamentos que realizamos em todo o território nacional, na temática prevenção de desastres, com destaque para os trabalhos já realizados no território cearense.
Em 2023, o SGB elaborou Cartografias de Áreas de Riscos e Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação nos municípios de Granja, Hidrolândia, Jaguaribe, Jaguaruana, Maranguape, Missão Velha, Novo Oriente, Palmácia e Quiterianópollis.
O curso contou ainda com a parte prática de campo, quando os participantes visitaram pontos específicos para aplicar os conhecimentos adquiridos. Essa etapa foi realizada no Morro das Placas e no Rio Manguarapinho, em Fortaleza, e na Praia de Icaraí, em Caucaia.
A atividade ocorreu no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), em resposta à solicitação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza (COPDC), em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Fortaleza.
Por: Serviço Geológico do Brasil (SGB)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte