Provas da área uni e multiprofissional do Enare serão aplicadas neste sábado (18)
Mais de 30 mil candidatos são aguardados para concorrerem a quase 2 mil vagas oferecidas na modalidade
Neste sábado (18), 31.745 candidatos farão as provas para as residências uni e multiprofissional do Exame Nacional de Residência (Enare), certame promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Eles concorrerão às 1.933 vagas oferecidas na modalidade em 114 instituições de todo o país. A aplicação ocorrerá em todas as 27 capitais e em 26 cidades polo, conforme edital normativo.
A quarta edição do Enare registrou 68.300 inscritos, com 36.555 para as residências médicas, cujas provas ocorreram no dia 29 de outubro e tiveram uma taxa de abstenção de apenas 7,62%, a menor da história da seleção.
É recomendado aos candidatos que estejam no local de prova com uma antecedência mínima de 1 hora do horário de fechamento dos portões, munido de caneta esferográfica transparente, de tinta azul ou preta, versão física do documento oficial de identificação com foto e o cartão de informação do candidato. Não será permitido o uso de dispositivos eletrônicos nas dependências físicas onde serão realizadas as provas.
Os sabatistas deverão comparecer aos locais de realização da prova indicados no cartão de informação no dia 18 de novembro no mesmo horário dos demais candidatos e aguardar em sala específica para início das avaliações, que serão aplicadas após as 18h, horário de Brasília.
Custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e cidades polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência são algumas das vantagens para os candidatos que participarão apresenta ainda benefícios para as instituições participantes a exemplo da menor quantidade vagas ociosas, além da eliminação de custos e carga burocrática da realização de exames individuais, o que amplia a qualificação da seleção.
O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.
A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.
Mais informações sobre o Enare, podem ser obtidas acessando o site do exame e a página da banca organizadora .
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte