Regata do Brasileiro de Vela Adaptada movimentou Brasília neste domingo (12)
O atleta paralímpico Luiz César do Nascimento, do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de ouro da competição
A regata do Campeonato Brasileiro de Vela Adaptada para velejadores com deficiência da classe 2.4 (um tripulante) foi realizada neste domingo (12/11) no Iate Clube de Brasília. O atleta paralímpico Luiz César do Nascimento, do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de ouro da competição; a prata ficou com Antônio Marcos do Carmo, de Brasília; e o bronze com o também brasiliense Herivelton Ferreira. “Estou bastante feliz com a vitória, mas também em ver o crescimento da modalidade aqui em Brasília”, ressaltou o campeão. Luiz César competiu em Pequim 2008 e também na Rio 2016.
O medalhista de bronze, Herivelton, além de velejador, é professor infantil da classe Optimist, que trabalha com crianças iniciantes na vela. Ele divide o tempo que sobra para treinar e participar das competições. “Cinco vezes por semana treino e faço aulas de Optimist. Busco sempre um tempinho para velejar e o campeonato do último final de semana ( 4 e 5/11) foi muito bom. Mesmo com vento fraco, consegui velejar bem. Na primeira regata cheguei na terceira colocação, mas o restante do percurso liderei e fui campeão", explicou.
O secretário nacional de Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo, acompanhou de perto a competição, representando o ministro do Esporte, André Fufuca. De acordo com ele, “é muito significativo ver um clube do porte do Iate Clube de Brasília engajado no desenvolvimento do esporte adaptado.”
O Campeonato Brasileiro de Vela Adaptada, da classe Skud, que seria realizado neste domingo (12), ocorrerá no dia 15 de novembro no Iate. Todos os atletas interessados devem fazer uma nova inscrição, mesmo os que já haviam feito para a competição deste final de semana. As inscrições ocorrem pelo e-mail náutica.iate@iatebsb.com.br.
Também acompanharam o Campeonato Brasileiro de Vela Adaptada a secretária nacional de Esporte de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, Marta Sobral, e o secretário de Esporte do GDF, Júlio César Ribeiro.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte