Brasil aguarda que Egito autorize entrada de brasileiros no país para serem repatriados
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda a chegada do brasileiros no aeroporto do Cairo para fazer o voo de reapatriação
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Egito liberou a entrada de estrangeiros no país que estão na Faixa de Gaza. De acordo com o comunicado, o Governo aguarda que 34 brasileiros e familiares próximos sejam liberados a cruzar a fronteira. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda a chegada dos brasileiros no aeroporto do Cairo para fazer o voo de reapatriação.
Confira a nota do Itamaraty na íntegra:
O Governo Federal brasileiro tomou conhecimento da abertura nesta quarta-feira (1/11), do terminal de Rafah para a saída de cidadãos estrangeiros de oito países, além de funcionários do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e de ONGs.
O Brasil confia que, em breve, serão contemplados com autorização para passagem por Rafah os 34 brasileiros e familiares próximos cujos nomes foram informados desde 9 de outubro às chancelarias egípcia e israelense e às autoridades responsáveis na Faixa de Gaza.
Tanto o Presidente Lula quanto o Ministro Mauro Vieira têm realizado gestões em favor da saída dos brasileiros junto a diversas altas autoridades de Egito, Israel, Catar, Autoridade Palestina e de outros países da região. As gestões continuarão a ser feitas até que se concretize a saída dos brasileiros retidos em Gaza.
Os 34 brasileiros e familiares próximos que aguardam retirada da Faixa de Gaza seguem abrigados nas localidades de Khan Younes e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais, aos quais tem provido toda assistência possível, inclusive alojamento em Rafah, itens de primeira necessidade e serviços de telemedicina. Veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, à espera da autorização para o trânsito do grupo pelo terminal de Rafah e, na sequência, por território egípcio até o aeroporto do Cairo, onde aeronave da FAB aguarda para o voo de repatriação.
Por: Ministério das Relações Exteriores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte