Rios da Bacia do Amazonas mantêm tendência de queda
Em Boletim de Monitoramento Hidrológico, divulgado nesta terça-feira (14), Serviço Geológico do Brasil indica que apenas a Bacia do Rio Solimões apresentou subida dos níveis
A maioria dos rios da Bacia do Amazonas continua registrando descida dos níveis. É o que indica o 50º Boletim de Monitoramento Hidrológico , divulgado nesta terça-feira (14), pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). De acordo com os dados, apenas o Rio Solimões apresentou subidas nos municípios de Tabatinga (AM), Fonte Boa (AM) e Itapéua (AM).
Segundo o boletim, em Tabatinga (AM) o Solimões subiu cerca de 34 cm diários e alcançou a cota de 2,49 m. Em Fonte Boa (AM), a marca atual é de 9,64 m e, em Itapéua (AM), é de 1,79 m. Já na estação de Manacapuru (AM), foram registradas descidas diárias de 4 cm. A cota atual é de 3,32 m.
O comportamento no Alto Solimões - estação de Tabatinga - tende a ser reproduzido ao longo das próximas semanas, em outros pontos da Bacia do Amazonas. A recuperação dos níveis também dependerá do aumento das chuvas nas cabeceiras e ao longo da região.
Redução dos níveis dos rios
Em Manaus (AM), o Rio Negro apresentou descidas diárias de 3 cm e chegou à cota de 13,01 m. O rio também segue em recessão em Barcelos (AM), e a cota atual é de 1,72 m. Já em São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tapuruquara (AM), no Alto Rio Negro, o nível continua a subir. As marcas são: 5,64 m e 1,43 m, respectivamente.
De acordo com os registros, o Rio Amazonas apresentou estabilidade em Itacoatiara (AM) e ficou na cota de 62 cm. Foram observadas subidas em Parintins (AM) e Óbidos (PA). As cotas são: -1,95 m e -64 cm. Em Almeirim (PA), houve recessão, e a cota chegou a 2,14 m.
A Bacia do Rio Madeira teve oscilações em Porto Velho (RO) e chegou a 2,61 m. Em Humaitá, os níveis reduziram, e a cota chegou a 10,28 m. Na capital Rio Branco (AC), o Rio Acre também apresentou descidas. A marca atual é de 1,68 m. Em Beruri (AM), após reduções, a marca é de 4,56 m.
O Rio Branco iniciou a semana com estabilidade em Boa Vista (RR) a marca atingida é de 72 cm. Em Caracaraí (RR), foram registradas descidas, e a cota atual é de 1,33 m.
Por: Serviço Geológico do Brasil (SGB)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte