Meio ambiente

RS: após cheias históricas, rios das bacias do Caí e Taquari apresentam tendência de declínio

Boletins de alerta hidrológico, divulgados nesta terça-feira (21) pelo Serviço Geológico do Brasil, indicam redução dos níveis em todos os pontos de monitoramento

21/11/2023 00:00
RS: após cheias históricas, rios das bacias do Caí e Taquari apresentam tendência de declínio

Os níveis dos rios das bacias do Caí e Taquari, no Rio Grande do Sul, começaram a reduzir após registrarem cheias históricas, devido às chuvas que atingiram o estado no último fim de semana. A informação consta em boletins de alerta hidrológico divulgados nesta terça-feira (21) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio dos Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH). Todos os boletins estão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) .

“Observamos que há redução de níveis, de modo generalizado, em todos os pontos de monitoramento da Bacia do Caí e do Taquari”, explica o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência de Porto Alegre, Franco Buffon. O monitoramento do SGB contempla os municípios de: Santa Tereza, Muçum Encantado, Estrela, Bom Retiro e Taquari, atendidos pelo SAH Taquari; e São Sebastião do Caí e Montenegro, atendidos pelo SAH Caí.

Buffon acrescenta que, na Bacia do Rio Uruguai, a enchente já apresenta redução em todo o trecho alto do Rio Uruguai – entre Iraí e Itapiranga. “Porém os níveis ainda estão em elevação em Passo São Borja, Itaqui e Uruguaiana, no Rio Uruguai, e em Manoel Viana, no Rio Ibicuí”, refere ele.

Máximas históricas

“Na Bacia do Rio Caí observamos registros de máximas históricas na estação de São Sebastião do Caí e, provavelmente, na estação de Montenegro, que deverá ser verificada posteriormente em campo”, pontuou Buffon. Em São Sebastião do Caí, os sensores chegaram a registrar a marca de 14,7 m - antes dos equipamentos serem danificados devido à força do rio. Em Montenegro, a cota foi de 9,01 m em Montenegro.

Já na Bacia do Rio Taquari, houve a segunda maior enchente já registrada nos trechos entre Santa Tereza e Encantado, relatou o pesquisador do SGB: “Os níveis foram inferiores somente à enchente que aconteceu em setembro de 2023”. Segundo o monitoramento automático, o nível do rio chegou a 20,61 m em Encantado; 23,22 m em Muçum; e 25,15 m em Linha José Júlio, no município de Santa Tereza. Essas marcas serão validadas posteriormente em campo, como explicou Buffon.

Operação de alerta

Com as fortes chuvas, que provocaram inundações, o SGB intensificou a emissão de boletins de alerta hidrológico por meio dos Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias dos rios Caí (SAH Caí), Taquari (SAH Taquari) e Uruguai (SAH Uruguai).

As previsões são disponibilizadas ao longo do dia na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE):
- SAH Caí ;

- SAH Taquari ;

- SAH Uruguai .

Por: Serviço Geológico do Brasil

Link: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/RS%3A-apos-cheias-historicas%2C-rios-das-bacias-do-Cai-e-Taquari-apresentam-tendencia-de-declinio-8413.html
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte