Saiba mais sobre o novo OuvidorSUS, plataforma para reclamações e elogios relacionados ao SUS
Inovações na plataforma buscar aprimorar processo de análise de manifestações da população
Fortalecendo o compromisso de atender com agilidade às demandas, reclamações e elogios relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde aprimorou o canal de relacionamento com a população por meio da nova versão do OuvidorSUS . Uma das principais novidades é a Tipificação Aprimorada - estrutura de tipificação que permite às ouvidorias incluírem suas próprias TAGS para classificar as manifestações do público de forma mais personalizada e precisa.
Outra inovação envolve a disseminação de informações: para promover uma comunicação eficaz com o cidadão, a nova versão permite o envio de artigos em saúde, priorizando informações relevantes e também o combate às fake news.
Há dez dias em operação, a nova versão do OuvidorSUS já está em funcionamento em mais de 1.000 localidades de 25 estados brasileiros. A adesão é gradativa, de acordo com a realidade tecnológica de cada região.
OUVSUS
A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS) é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS; tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
O canal de denúncia conta com opções como:
- Fale com a Ouvidoria;
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC);
- Ouvidorias em Números;
- Cidadão Participa;
- Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS; e
- Conheça a Ouvidoria.
Combate às fake news
O Ministério da Saúde, lançou no final de outubro, o programa Saúde com Ciência, uma iniciativa inédita em defesa da vacinação e voltada ao enfrentamento da desinformação em saúde. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices.
A propagação de fake news é um dos principais fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte