Trabalho e emprego

Semana de Inovação 2023: do chat GPT a técnicas de gestão, servidor tem amplo leque para se atualizar e inovar

Com mais de 500 horas de programação e centenas de atividades voltadas para inovação, com foco no serviço público, evento começa nesta terça (7/11)

06/11/2023 15:07
Semana de Inovação 2023: do chat GPT a técnicas de gestão, servidor tem amplo leque para se atualizar e inovar
Foto: Divulgação/Enap

 

Começa nesta terça-feira (7/11) a 9ª edição da Semana de Inovação 2023. Com mais de 500 horas de programação e centenas de atividades voltadas para os interessados em inovação, com foco no serviço público, o evento tem o intuito de formação/atualização e introdução a novas tendências e tecnologias. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) receberá duas mil pessoas, de forma simultânea, presencialmente, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, e 20 mil são esperadas para a programação online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: semanadeinovacao.enap.gov.br. Para acessar todas as informações sobre a Semana basta baixar o aplicativo oficial do evento pela loja de apps do seu aparelho de celular (IOS ou Android).

Para Betânia Lemos, presidenta da Enap, quem atua no setor público precisa ter “coragem para inovar”. “A instituição pública precisa criar um ambiente de trabalho no qual a experimentação e o aprendizado com erros sejam incentivados. Só assim essas pessoas se sentirão à vontade para desenvolver seu potencial inovador”, informa. “A inovação torna o trabalho mais gratificante, pois permite que vejamos resultados concretos dos nossos esforços. Evidenciar como a inovação provoca impacto na vida das pessoas nos motiva, pois nada mais gratificante para quem atua no setor público do que conseguir efetivar sua missão pública de transformar para melhor a sociedade”, finaliza.

Parte das atividades oferecidas na programação, são de iniciativas bem sucedidas de servidores públicos de vários estados do Brasil. Há uma agenda extensa com oficinas de profissionais de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Ceará e Piauí. Há desde oficinas sobre gestão de pessoas, até uso do Chat GPT para formular políticas públicas, passando por afrofuturismo e ações ESG.

O tema escolhido para este ano é Reconectar para Reconstruir. "A Semana de Inovação é uma referência para o debate sobre a transformação do setor público a partir de novas soluções para problemas públicos e, este ano, celebraremos essa reconexão", ressalta Betânia Lemos. 

A Semana de Inovação da Enap é uma oportunidade ímpar para profissionais, acadêmicos e entusiastas da inovação pública se reunirem em um ambiente colaborativo e dinâmico para refletirem sobre o papel da inovação na superação de desafios públicos, na construção de uma democracia sólida e representativa, no compromisso com a diversidade e o meio ambiente, e no serviço público em prol da sociedade.

Palestrantes confirmados:

A programação será repleta de palestrantes renomados e líderes inovadores de diversos setores e países, além de painéis de discussão com especialistas que vão falar sobre as tendências e os desafios da inovação no setor público. Já estão confirmados para esta edição:

  • Maha Mamo, ativista internacional dos Direitos Humanos;
  • Maitê Lourenço, psicóloga fundadora da BlackRocks Startups e Integrante do programa Liderança com Impacto, representando o ODS 9 do Pacto Global da ONU;
  • Preto Zezé, conselheiro da CUFA;
  • Rita von Hunty, arte educadora, colunista e apresentadora, além de persona drag do ator e professor Guilherme Terreri;
  • Sandra Sinde, economista e criadora do LASINDE;
  • Mayra Casttro, advogada fundadora da InvestAmazônia;
  • Gabriela Lotta, professora e pesquisadora da FGV nomeada uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo, na área de governo, pela Apolitical.
  • Zaika Santos, cientista de dados, multi-artista, pesquisadora, designer e divulgadora científica de Movimentos Especulativos, com Afrofuturismo, African Futurism e Afropresentismo, criptoartista e pesquisadora NFT e WEb 3.0
  • Zan Chandler, futurista, educadora canadense com base em Toronto.
  • Reynaldo Anderson, trabalha atualmente como Professor Associado de Africologia e Estudos Afro-Americanos na Temple University em Filadélfia, Pensilvânia. Diretor Executivo e cofundador do Black Speculative Arts Movement (BSAM), uma rede internacional de artistas, intelectuais, criativos e ativistas. Membro fundador da A.R.T. 2063, (Africanos levantando-se juntos), é coeditor de diversas antologias e revistas.
  • David Eaves, especialista em políticas públicas e ativista dos dados abertos
  • Raul Mattahn, advogado especialista em regulamentação de tecnologia e conselheiro do Ministério de Finanças da Índia.

Cultura e arte

Além das palestras, oficinas e diversas atividades, o cenário cultural da Semana está bem movimentado. As atrações culturais do evento começam com o grupo brasiliense Choro Delas, que visa tornar a música instrumental acessível a todos os públicos. No mesmo dia, ainda sobem ao palco a Orquestra Alada do Trovão da Mata, trazendo a mitologia cerratense e figuras mágicas do imaginário do Planalto Central, e depois Emília Monteiro,  cantora de família amapaense radicada em Brasília, também vai apresentar seu repertório de músicas regionais e da cultura brasileira. 

O segundo dia do evento recebe a DJ Naju, com MPB e samba, e a Orquestra Popular Marafreboi, grupo musical e de dança dedicado à preservação das tradições culturais e do patrimônio brasileiro com repertório que inclui frevo, maracatu e samba. No encerramento das atividades é a vez do grupo carnavalesco de Brasília Calango Careta assumir o palco, que vai receber ainda a compositora e cantora de Brasília, Flor Furacão, idealizadora do projeto O Forró Jazz do Cerrado, e a banda brasiliense Axé 90, firmada no Axé e nos trios elétricos. A agenda cultural inclui ainda duas exposições: Afro Remix BSAM e Visões Vendadas. As duas exposições exploram temas da Semana da Inovação, como inclusão, acessibilidade, afrofuturismo e design de ficção.

Sobre a Semana:

A Semana de Inovação 2023 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento conta com o patrocínio da Dataprev, da Petrobras, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Instituto Unibanco, da Microsoft, da CAIXA, do Banco do Nordeste e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Anatel.

Tem também o apoio do Banco do Brasil, do Instituto Eldorado, da Embaixada da Dinamarca, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF),da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a participação de diversas instituições do Governo Federal, de organismos internacionais, de grupos da sociedade civil e de representantes do setor privado.

SERVIÇO:

Semana de Inovação 2023 da Enap
Data: 7, 8 e 9 de novembro
Formato: Híbrido
Onde: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), SPO Área especial 2-A - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900
Acesse para mais informações e inscrições

Por: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte