Sucesso na Europa e EUA, Galeria Visit Brasil passará pela América do Sul em 2024
O gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, fez um balanço da passagem do projeto pela Europa e Estados Unidos, e contou que o espaço conceito chegará em três capitais sulamericanas em janeiro e fevereiro
Promover o turismo brasileiro no exterior por meio de um projeto inédito de galeria de arte itinerante, que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional. Com essa proposta a Galeria Visit Brasil, projeto da Agência Brasileria de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Sebrae, têm proporcionado a visitantes europeus e norte-americanos, desde outubro deste ano, uma experiência imersiva do Brasil por meio da arte, da moda, da cosmética, do estilo de vida, das suas raízes e belezas naturais exuberantes, além dos vibrantes ritmos da música e sabores autênticos da nossa gastronomia.
A Galeria Visit Brasil abriu a sua programação em Paris, na França, no mês passado. De lá seguiu para Roma, na Itália, e Londres, na Inglaterra. Nos Estados Unidos, o projeto itinerante passou por Nova York, Los Angeles e Miami. Em todas elas, a Embratur promoveu ações voltadas à sustentabilidade, como o uso consciente e aproveitamento da cenografia para várias galerias, uso de materiais biodegradáveis, brindes exclusivos produzidos a partir de garrafas pet, separação adequada do lixo e compensação de carbono.
Para 2024, a Embratur levará a Galeria Visit para cidades mais próximas, aqui na América do Sul. A primeira será Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro; depois Santiago, no Chile, entre os dias 8 e 10 de fevereiro; e finalmente Bogotá, na Colômbia, do dia 25 a 28 de fevereiro de 2024.
O gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, faz o balanço dessa ação inédita de promoção do Brasil na Europa e nos EUA neste ano.
Confira no bate-papo:
1. O ano de 2023 foi inovador na promoção dos destinos brasileiros no exterior e a Galeria Visit Brasil responde por grande parte dessa inovação. Os visitantes britânicos, franceses, italianos e norte-americanos puderam conhecer um pouco do que é o Brasil. Como você vê essa experiência?
As galerias respondem a um anseio antigo de promover o Brasil com toda a sua magnitude como uma verdadeira obra de arte. Um Brasil de experiências autênticas que encanta por todos os nossos sentidos. Dessa forma, as galerias desembarcaram na França, Itália, Reino Unido e nos Estados Unidos em espaços escolhidos estrategicamente para atrair, não somente locais, mas todas as nacionalidades que passam por circuitos turísticos dessas cidades. Um projeto que abraçou o público que não precisou ir a espaços de feiras ou de convenções para ter um gostinho do nosso país por meio de experiências imersivas melhorando, assim, a percepção de Brasil que queremos mostrar.
O projeto foi concebido ainda para gerar sinergia entre os diversos atores que compõem a cadeia produtiva do turismo no exterior, órgãos que direta ou indiretamente são responsáveis pela promoção de um país diverso e rico pela sua natureza e cultura, como companhias aéreas, associações, o Sebrae nacional e os regionais, artistas e personalidades renomadas, artesãos, chefs, instituições sociais, enfim, uma promoção 360º de todos os nossos atrativos.
A galeria Visit Brasil foi idealizada para acolher e promover ações B2B, B2C e imprensa contemplando agentes de viagem, operadores, associações, companhias aéreas, influenciadores e o consumidor final sendo, portanto, uma excelente ferramenta no trabalho de promoção.
2. Em todas as galerias do Visit Brasil, a gastronomia e a cultura brasileira tiveram destaque. Foram diversas edições de cooking show, coffee tasting, degustação de caipirinha, além da realidade virtual com o vídeo Amazônia 360º. Qual a importância de promover esses segmentos do turismo?
As galerias foram imersões sensoriais, focadas no encantamento dos sentidos, como visão, olfato, paladar, tato, trazendo, assim, um Brasil para além das imagens de sol e praia que tanto foram realizados. O mercado de turismo é cada vez mais competitivo, portanto, é preciso inovar na forma de promoção para atrair esse turista internacional. Um cenário paradisíaco é mais um dentre vários apresentados pelos órgãos de promoção pelo mundo e a ideia foi apresentar as experiências que só existem no Brasil. Dessa forma, foi possível mostrar um Brasil rico em cultura que impressiona pelas cores, alegria, sabores e pessoas que fazem a diferença.
No projeto foi possível explorar, para além do habitual, um Brasil com infraestrutura excelente para o turismo de luxo, para mergulho, para o afroturismo enfatizando, ainda, as diversas experiências e eventos culturais que contribuem para o aumento da demanda de turistas por meio da mitigação da sazonalidade e foco em novos nichos de mercado.
Outro ponto positivo foi o engajamento com marcas que têm no seu DNA a promoção do Brasil, como foram os casos da Granado, Osklen, Dengo, os cafés especiais da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), entre vários outros parceiros que, de forma inédita, acreditaram no potencial da promoção conjunta do Brasil no exterior. Esse é um ponto extremamente positivo para o projeto que se transforma em um divisor de águas sobre a forma de promoção turística do Brasil no exterior.
3. O afroturismo, que é o eixo prioritário da Embratur, também foi destaque nas Galerias Visit Brasil. O resgate à ancestralidade, às tradições, à gastronomia e cultura do povo negro brasileiro por meio do turismo renderam frutos importantes. Quais foram?
As galerias foram palco para grandes lançamentos da Embratur, como as campanhas publicitárias, além de gerar frutos para o afroturismo, como a parceria inédita com o TripAdvisor, que isentou a taxa para inserção de roteiros e experiências do segmento na plataforma. Tivemos também a premiação da Rede Batuc – Turismo Comunitário da Bahia, que recebeu o Prêmio Global de turismo responsável em 2023, em Londres.
Na galeria de Nova York realizamos um afro talk com a Secretaria de Turismo de Salvador e a Diáspora Black, posicionando a capital baiana como hub de roteiros e experiências do afroturismo. Tivemos também a bailarina Ingrid Silva, que pôde falar sobre o segmento e sobre a cultura brasileira com ênfase no Carnaval.
4. No ano que vem, a Galeria Visit Brasil desembarca na América Latina. Em janeiro e fevereiro, o espaço conceito irá para Buenos Aires, Santiago e Bogotá. Pode antecipar as novidades?
Ainda não finalizamos todo o projeto, pois os formatos serão um pouco diferentes do que fizemos na Europa e nos Estados Unidos. A América do Sul tem um público único. Será uma ótima oportunidade de levar a brasilidade a países que conversam um pouco melhor com a cultura brasileira.
Por: Agência Brasileria de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)
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