A Telebras completou 51 anos nesta quinta-feira, 9, e celebrou com uma solenidade no auditório do Ministério das Comunicações (MCom), em Brasília. A cerimônia contou com a presença da secretária-executiva da pasta, Sônia Faustino, da diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação do Correios, Maria do Carmo Lara, do conselheiro diretor da Anatel, Alexandre Freire, do presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, da Diretoria Executiva, colaboradores e autoridades do setor.
Na abertura, Sônia Faustino ressaltou que a data é uma oportunidade para refletir sobre o impacto e o progresso que a Telebras representa para o país, moldando o futuro e conectando pessoas de Norte a Sul do Brasil, nos cantos mais remotos. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar os colaboradores da empresa. “Vocês são os responsáveis por tornar o Brasil cada vez mais conectado”, pontuou.
Alexandre Freire, conselheiro diretor da Anatel, apontou a importância da Telebras dentro um “projeto de Brasil conectado, inclusivo e que não deixa ninguém para trás”. “Quando falamos em desenvolvimento, não podemos esquecer que só ocorre com educação. Nossa missão é muito nobre e, para que possa ser alcançada, exige um compromisso de todos nós. Nesses 51 anos, a marca registrada desse período será deixar todos na mesma página, incluídos. E a Telebras pode contar com a Anatel nesse propósito”, afirmou.
Para a diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação do Correios, Maria do Carmo Lara, as duas instituições, que são vinculadas ao MCom, têm muito a comemorar. “São 51 anos de compromisso com o povo brasileiro. Hoje não se faz nenhum desenvolvimento econômico, social e industrial se não tiver tecnologia. Então a Telebras está em um momento muito especial, e tem muito a contribuir com esse país. E nós somos parceiros nesse caminho”, disse.
Novos projetos – No encerramento da primeira parte da solenidade, o presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, destacou que nos últimos cinco meses, tempo em que está à frente da companhia, ficou surpreso com a capacidade que a empresa tem de executar serviços e políticas públicas do Governo Federal.
Fred Siqueira também apontou as expectativas em relação a novos projetos da Telebras, como a implantação da rede privativa de governo em 2024, que vai abrigar todas as redes de comunicação existentes nos ministérios e órgãos federais, estabelecendo um novo patamar de integração e segurança nas comunicações do Governo Federal, sobretudo no atendimento às atividades de Segurança Pública, Defesa, serviços de socorro e emergência, resposta a desastres e outras atribuições críticas de Estado. A Rede Privativa contará com um sistema de criptografia de Estado, que estará sob gestão exclusiva da Telebras.
Fred Siqueira também destacou as atividades do SD-WAN, um projeto pioneiro no Governo Federal que este ano levou conectividade ágil e segura para 1.650 agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e a certificação da Telebras como Empresa de Defesa (ED), ocorrida em outubro. Com isso, a empresa passa a ser a primeira operadora de telecomunicações no Brasil com essa certificação, concedida pelo Ministério da Defesa, reiterando o papel estratégico da estatal na Administração Pública Federal.
O presidente falou, ainda, da amplitude e da capilaridade dos 30.000 quilômetros de redes de fibras ópticas da Telebras, que se estendem a todos os cantos do país, e da potência do Data Center da empresa, o único da Administração Pública Federal a receber a certificação Tier IV, que revela o mais alto padrão de segurança e resiliência em incidentes críticos.
“Não existe inclusão digital sem tecnologia, e com nossa infraestrutura, equipe e parceiros, podemos contribuir com o sonho do presidente Lula de levar conexão a todos os brasileiros sem acesso à internet”, pontuou. “A Telebras é a maior operadora de satélite do Brasil, com capacidade de fornecer outras soluções satelitais porque temos entrega e compromisso prestado”, completou Fred Siqueira.
Inteligência Artificial – A segunda parte da solenidade contou com o Painel Inteligência Artificial Aplicada ao Setor de Telecomunicações, e também marcou o encerramento da 2ª Semana do Aprendizado e Crescimento, evento interno promovido pela Telebras.
O palestrante, Abraão Balbino e Silva, superintendente Executivo da Anatel, apresentou os desafios relacionados ao uso atual e futuro da Inteligência Artificial e afirmou que “a Anatel já vem atuando para promover o uso ético, seguro e responsável dos sistemas de IA em diversas frentes de atuação”.
Abraão também apresentou as iniciativas nacionais e internacionais para a IA e concluiu que, nesse novo cenário, “é preciso ter bom senso – não ser excessivo – e humildade – reconhecer que existem riscos”.
Por: Telebras