Social e Políticas Públicas

Vestuários apreendidos pela RFB são transformados em enxovais de bebês e doados em MG

Mais de mil itens de vestuário foram doados pela Receita Federal para duas instituições de Minas Gerais

14/11/2023 07:57
Vestuários apreendidos pela RFB são transformados em enxovais de bebês e doados em MG

 

Foram doados mais de 1.100 itens entre vestuários para recém-nascidos, vestuários infantis, garrafas térmicas, bolsas de viagem, mamadeiras, copos plásticos infantis, chupetas, macacões, toucas, e conjuntos de roupas infantis de duas a quatro peças; entre outros itens provenientes de apreensões realizadas pela Receita Federal.

Parte dos conjuntos para recém-nascidos que foram doados é resultante da descaracterização de vestuários apreendidos pela Receita Federal e transformados em parcerias com Instituições de Ensino Superior e entidades beneficentes.

Parceria de transformação

Para os produtos impróprios para uso ou consumo direto, a Receita Federal em Minas Gerais tem buscado intensamente a destinação sustentável em parceria com instituições públicas de ensino, reduzindo a quantidade de produtos destruídos por meio da transformação deles.

No caso da descaracterização de vestuários, a parceria com as Associações de Proteção e Assistência às Condenadas tem sido também priorizada no estado.

Os kits para recém-nascidos foram produzidos em uma parceria entre a Receita Federal, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e a (Apac) de Belo Horizonte.

Em 14 de junho foram doados pela Receita Federal uma máquina de costura  e 24 caixas de vestuários apreendidos para serem descaracterizados.

A entrega foi feita à UEMG, no âmbito de parceria firmada dentro do programa Receita Cidadã. Ao todo, foram destinados cerca de 600 quilos de vestuários, além da máquina de costura.

As peças foram transformadas em roupinhas de bebê pelas recuperandas da Associação de Proteção e Assistência às Condenadas (Apac) de Belo Horizonte para serem, posteriormente, destinadas.

Um dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico da Receita Federal do ciclo 2021-2023 é fortalecer a cooperação com órgãos nacionais e internacionais e com a sociedade. A cooperação com outros órgãos e com a sociedade otimiza a utilização de recursos, fortalece a confiança e amplia o alcance dos resultados da Instituição. Esta combinação de destinação, sustentabilidade e ressocialização é um exemplo do que se busca, dentro deste objetivo, quando se pensa em parceria: uma Receita de transformação.

Por: Receita Federal do Brasil (RFB)

Link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/vestuarios-apreendidos-pela-rfb-sao-transformados-em-enxovais-de-bebes-e-doados-em-minas-gerais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte