Tecnologia

Web Summit 2023: Brasil é uma das maiores delegações do evento

São mais de 400 empresas e startups brasileiras participando da maior conferência de tecnologia do mundo, que reúne mais de 70 mil participantes, 900 investidores e delegações de 153 países

14/11/2023 18:01
Web Summit 2023: Brasil é uma das maiores delegações do evento
Foto: Divulgação

 

As atividades do Pavilhão Brasil, no Web Summit, começaram na última terça-feira (14/11). O espaço brasileiro na maior conferência de tecnologia do mundo destaca-se pela energia e grandeza que representa o país, e é organizado pela ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Serpro e o Sebrae.

Os presidentes da ApexBrasil, Serpro e Sebrae participaram da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil, junto com outras autoridades, e ressaltaram a importância do Brasil estar mais uma vez com presença sólida e marcante no evento lusitano.

Presidente do Serpro, Alexandre Amorim, no primeiro dia do evento “Temos um compromisso com a inovação no Brasil. Somos a maior empresa pública de tecnologia do mundo, responsáveis por mais de 90% dos serviços estruturantes do governo brasileiro e pelo fomento da cidadania digital, é natural que estejamos ao lado das instituições que alavancam o ambiente de negócio e a internacionalização para, juntos, apoiarmos o crescimento do Brasil. Aqui, temos empresas dos mais diferentes setores econômicos e queremos reforçar a parceria com as startups e empresas que criam novas soluções e fomentam negócios digitais, cumprindo nosso papel de Estado”, afirmou Alexandre Amorim, presidente do Serpro.

“Nossa missão ao Web Summit é fundamental para consolidar a presença global do Brasil como país inovador. Somos referência de inovação na América Latina, com mais de 12 mil startups operando no país, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos segmentos de mercado que despertam interesse do mundo inteiro. Este ano, em parceria com o Serpro e o Sebrae, estamos com a maior delegação da história da Apex no evento e, agora, com um olhar atento à diversidade regional e de gênero mantendo nosso foco que é viabilizar espaço para que as empresas brasileiras possam atrair investimentos e promover sua internacionalização”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o momento em que o país está vivendo. “O Brasil lidera o Mercosul, o Brasil vai passar a liderar o G20, o Brasil está dirigindo os Brics, entre outras posições que exigem, de nós, o que temos de melhor: a criatividade do povo brasileiro. Que bom que chegou a inovação, que bom que chegou a inteligência artificial, vamos aprender e utilizar todas as tecnologias, mas sem perder a paixão, a felicidade e os valores humanistas nos processos de inclusão social”, defendeu.

Pavilhão Brasil traz a energia do povo brasileiro

No Web Summit Lisboa 2023, o Pavilhão do Brasil será o ponto de encontro para mais de 400 empreendedores brasileiros, além das 185 empresas que já recebem apoio direto da Missão Brasil de internacionalização patrocinada pela ApexBrasil, Serpro e Sebrae. As atividades no pavilhão contam com a parceria de mais de 30 entidades dedicadas à inovação no Brasil.

A delegação brasileira no evento é diversificada, incluindo empresas de vários setores econômicos. Abrange desde fintechs até agritechs, healthtechs e iniciativas em biotecnologia, tecnologia da informação e análise de dados. As empresas participantes foram escolhidas com base em critérios como inovação, soluções escaláveis, e potencial de expansão para Portugal ou Europa. O edital de seleção das startups e empresas, conduzido pela ApexBrasil, Serpro e Sebrae, também focou em diversidade e inclusão, destinando vagas especiais para empresas do Norte e Nordeste do Brasil, assim como para negócios liderados por mulheres.

Por: Serpro

Link: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2023/brasil-no-web-summit-2023
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte