Workshop discute melhorias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático
Objetivo foi fomentar o debate interno do MEC sobre sucessos e oportunidades de aprimoramento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático
A Secretaria de Educação Básica (SEB) , do Ministério da Educação (MEC) , promoveu , nesta terça-feira, 14 de novembro, o Workshop “ Você conhece o PNLD? ” . O objetivo foi avaliar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) , discuti ndo s eu impacto n a educação básica brasileira e oportunidades de melhoria à luz dos novos tempos . O W orkshop foi realizado pela Diretoria de Apoio à Gestão Educacional da SEB , por meio da Coordenação-Geral de Materiais Did áti cos , ju n to a o F u ndo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O PNLD disponibiliza — de forma sistemática , regular e gratuita — obras didáticas, pedagógicas, literárias e materiais de apoio à prática educativa para as escolas públicas da educação básica de todo o País . Essa política também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.
Na abertura , a s ecretária de Educação Básica, K á tia Schweickardt , afirmou que a SEB coordena muitas políticas educacionais , mas que, dentre elas, o P NLD é aquela d a qu al t e m mais orgulho . “É uma política verdadeiramente equitativa : e la vai para todos os lugares , chega a os interiores do Brasil , à s florestas , a o campo , à s zonas urbanas , à s cidades mais populosas e para todo mundo que vai para o banco da escola ”, ressaltou. O Programa também é reconhecido por oferecer oportunidade de escolha para os educadores e gestores.
A s ecretária informou que ele existe há mais de 80 anos e acompanhou as mudanças da soci edade , d a mentalidade e da história ao longo dos anos , como crises econômicas , além d e ter sobreviv ido à ditadura. “O PNLD acompanh ou tudo isso , o que aumenta a nossa responsabilidad e. E sse evento é um momento muito importante para a gente resgatar e socializar o histórico desse P rograma , que traz muito da própria história da educação brasileira ”, disse.
Segundo Kátia Schweickardt , precisamos r acializar os livros do PNLD , promovendo a representatividade d a realidade brasileira , para garantir uma aprendizagem significativa e o bem - estar dos estudantes por estarem em um a escola o nde se sente m acolhido s . “Essa é uma dívida verdadeira des t e P aís, que é a gente r acializar o nosso material. Ainda é muito recente o material didático trazer a nossa cara e cultura. Durante muito tempo , ele foi um material que padronizou um tipo único de cultura, de sociedade, um perfil de estudante e um perfil de família. Agora, a gente reconhece e va loriza os diferentes modelos de família, somos um país laico com muitas religiões, diverso em muitos territórios , e tudo isso tem que estar expresso nesse material ”, pontuou.
P or fim, ela complement ou sua fala dizendo que : “Precisamos , também, entender e enfrentar o diálogo com o que esperam as crianças, os adolescentes e os jovens do século 21 . Como fazer para que o mundo digital dialogue com esse mundo do material didático? Tem o s que promover interatividade , e e sse é o desafio que está pos to” .
O W orkshop abordo u os seguintes temas : “ Histórico do PNLD : U ma das políticas mais longevas do Brasil ” ; “ Panorama do PNLD: Objetivos, Estruturas e Agentes ” ; “ A valiação P edagógica do PNLD: F luxo e O rganização ” ; “ O Ci clo do PNLD no FNDE ” ; e “ PNLD em N úmeros : O s I mpactos do P rograma ” .
Por: Ministério da Educação (MEC)
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