Adesão ao Escolas Conectadas terminará em 22/12
Entes federados vinculados à Estratégia Nacional Escolas Conectadas terão prioridade nas ações de conectividade educacional do Governo Federal
O prazo de adesão à Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) vai acabar em 22 de dezembro. Os gestores das redes de ensino podem aderir à iniciativa por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Ministério da Educação (MEC), acessando o “Módulo Enec”. Ao promover a equidade e a eficiência educacional, a Estratégia tem o objetivo de aprimorar o uso pedagógico de tecnologias digitais. Conforme o Decreto n. 11.713/2023 (que institui a Enec), os entes federativos que se vincularem à iniciativa receberão prioridade nas ações e nos programas do governo federal voltados à conectividade educacional.
Adesão – Para a adesão à Enec, basta que os gestores das redes de ensino acessem o Simec com seu CPF e senha, cliquem no “Módulo Enec”, leiam as orientações iniciais e verifiquem os documentos. No campo “Visão Geral”, o gestor precisará checar a situação das escolas do estado ou município e seguir para a aba “Diagnóstico”. Nela, serão apresentadas três perguntas, as quais deverão ser respondidas e salvas na sequência. Em “Documentos Anexos”, o gestor deverá anexar os documentos que comprovem as políticas locais de conectividade nas escolas e seguir para a aba “Listas de Escolas”, campo em que será necessário revisar as informações de cada escola.
Na sequência, ele deverá ler o Termo de Adesão e assinar o documento digital na aba “Adesão”. Por fim, bastará indicar os pontos focais da Enec na rede de ensino, na aba “Contatos da Rede”.
Com a adesão à Enec, as redes de ensino assumem o compromisso de cumprir as diretrizes estabelecidas para a conectividade nas escolas, enfatizando o monitoramento contínuo da qualidade da internet e a atualização periódica de informações alinhadas à meta de conectividade universal nas instituições educacionais.
Medidor de educação – As redes que aderirem à Estratégia Nacional Escolas Conectadas devem instalar o software Medidor de Educação Conectada nas escolas. A ferramenta é gratuita e afere a qualidade da conexão de internet, essencial para o uso pedagógico.
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto n. 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, que visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.
Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800616161 ou pelo chat de Serviços do MEC. Outros esclarecimentos podem ser encontrados na Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte