Trabalho e emprego

AGU defende ações de enfrentamento à discriminação e ao assédio no trabalho

Durante evento realizado pela Corregedoria-Geral, advogado-geral da União substituto, Flávio Roman, também destacou o compromisso institucional com a inclusão e a diversidade

07/12/2023 12:32
AGU defende ações de enfrentamento à discriminação e ao assédio no trabalho
Foto: Divulgação

 

O advogado-geral da União substituto, Flávio José Roman, defendeu o compromisso institucional da Advocacia-Geral da União (AGU) com o enfrentamento de todos os tipos de discriminação e assédio no trabalho. A declaração foi dada nesta quinta-feira (06/12), durante a abertura do Encontro Nacional da Corregedoria, realizado pela Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU). O evento segue até esta sexta (08/12).

“O parecer jurídico do advogado-geral da União que fixou pena de demissão para os casos de assédio sexual na Administração Pública Federal, bem como a instalação do Comitê de Diversidade e Inclusão no âmbito da Advocacia-Geral da União, são provas inequívocas de nosso inegável compromisso com a criação de um ambiente de trabalho saudável”, ressaltou Roman.

“Queremos uma Advocacia-Geral da União sem discriminação e sem assédio, uma casa que promove, por seu exemplo, a inclusão e a diversidade. Conto com a participação ativa de todos vocês para celebrarmos os êxitos, discutirmos os desafios e traçarmos estratégias para o futuro”, completou o advogado-geral substituto.

No evento, estão sendo discutidos temas relacionados à conduta e ao comportamento de agentes públicos, bem como diretrizes de atuação e correição da instituição como competência estratégica para garantir a regularidade, eficácia e ética no serviço prestado à sociedade. Outro destaque foi o direcionamento para o tratamento humanizado, respeitoso e com o olhar voltado à saúde mental.

“A saúde mental dos membros da AGU passou a ser comtemplada nas esferas correicional e disciplinar, o combate ao etarismo com a contemplação dos ciclos de vida de cada advogado público federal, o combate a todas as formas de assédio e o combate ao capacitismo para materializar uma AGU mais inclusiva e mais generosa para com seus membros”, explicou o corregedor-geral da AGU, Heráclio Mendes de Camargo Neto.

O evento – voltado a membros e servidores da AGU – está ocorrendo na Escola Superior da AGU, em Brasília (DF). Nesta quinta-feira (07/12), serão debatidos temas como medidas disciplinares, procedimentos preliminares, sindicância patrimonial, integridade pública, gestão administrativa e inteligência nas atividades da Corregedoria. Na sexta-feira (08/12), serão abordados pontos como defesa da democracia, defesa do clima e do meio ambiente, diversidade, equidade e inclusão.

Por: Advocacia-Geral da União (AGU)

 

Link: https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-defende-acoes-de-enfrentamento-a-discriminacao-e-ao-assedio-no-trabalho
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte