Serpro nomeia primeira mulher no cargo de Diretoria de Desenvolvimento
Com 40 anos de carreira, Ariadne Fonseca era responsável pelo atendimento junto à Receita Federal
Nesta quinta-feira (21), Ariadne de Santa Teresa Lopes Fonseca tomou posse como diretora de Desenvolvimento do Serpro. Para grande parte dos colegas do Serpro, Ariadne Fonseca é reconhecida pelo importante trabalho realizado junto à Receita Federal. Desde 2015, a nova diretora de Desenvolvimento era responsável por esse atendimento, mas também já atuou na gestão do relacionamento da empresa com outros clientes, como Tesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Ministério do Trabalho e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Ariadne ingressou no Serpro ainda em 1984 como estagiária na Regional Porto Alegre e, a partir do ano seguinte, já se tornou programadora, utilizando diversas linguagens da época. Na década de 90, começou a trabalhar junto aos clientes, se aproximando da Receita e coordenando, em 2000, durante o chamado “bug do milênio”, a adaptação e migração de todos os seus sistemas.
Em Brasília desde 2001, a nova diretora trabalhou na área de negócios, na coordenação de projetos da pessoa física, cadastros e escrituração fiscal. Mais tarde, assumiu a chefia do departamento que sustenta os serviços de comércio exterior da Receita e de Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A posse da nova diretora, que tem 40 anos de dedicação ao Serpro, emocionou os colegas. "Momentos como esse são muito ricos porque mostram que a empresa é feita de pessoas. E, assim, continuaremos caminhando rumo a uma maior equidade em nossos cargos de liderança", ressaltou o presidente Alexandre Amorim ao anunciá-la .
Pessoas
“Sempre atuei diretamente com a Receita Federal. Meu estilo de liderança é baseado em entregas, trabalhando sempre em busca de resultados e incentivando o engajamento dos empregados ao objetivo e ritmo da liderança. Procuramos agregar valor às pessoas para que elas trabalhem não apenas por obrigação, mas com encantamento, boa vontade e desejo de mostrar a capacidade que o Serpro tem de contribuir para o desenvolvimento do país”, explica a nova diretora.
Segundo Ariadne, o principal desafio na Dides será melhorar ainda mais a imagem dos serviços desenvolvidos pelo Serpro. “Queremos melhorar a cada dia e ajudar a nova gestão da empresa a trazer um valor ainda maior nossa marca”, anuncia.
A nova diretora também reconhece a contribuição dos colegas que a apoiaram em seus quase quarenta anos de empresa. “Eu não estaria assumindo este novo desafio se não fosse a ajuda das pessoas que trabalharam junto de mim, nesta linda e grande jornada. A presidência do Serpro tem trazido uma das mais importantes bandeiras do governo federal, que é trazer visibilidade às mulheres. Senhoras desta casa: este cargo é nosso”.
O Serpro deu as boas-vindas à nova diretora e agradece ao diretor de Operações, Leandro Garcia, por ter acumulado o cargo ao longo de 2023.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte