Economia

Banco Central unifica relatórios de Empréstimos e Financiamentos

Relatórios resumidos e detalhados foram substituídos por documento único; nova versão tem linguagem mais simples, sem abrir mão das informações de maior interesse dos cidadãos.

08/12/2023 09:20
Banco Central unifica relatórios  de Empréstimos e Financiamentos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
 

Disponibilizado pelo Banco Central, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) está de cara nova. A partir desta quarta-feira (06/12), quem acessá-lo irá encontrar uma versão unificada do documento, com as informações mais relevantes sendo disponibilizadas em novo leiaute. Até então, os cidadãos podiam emitir dois tipos de relatórios: um resumido e outro detalhado. A partir de agora, haverá um relatório único.

Analista no Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central (Deati), Sirlene de Freitas explica o motivo da mudança: “O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) unificado surgiu de demandas da sociedade e de um extenso trabalho de análise de jornada do usuário e de uso de linguagem simples, desenvolvido pelo Deati nos últimos anos. O objetivo é simplificar as informações para que elas sejam mais facilmente compreendidas pelos cidadãos”.

Para quem ainda não o conhece, ela lembrou que, por meio do relatório, os cidadãos e as empresas conseguem ver informações sobre seus empréstimos, financiamentos e outras operações de crédito com o sistema financeiro de forma centralizada e gratuita.

Com a alteração, que entra em vigor hoje, ficará mais fácil compreender o que é informado no relatório. “Buscamos trazer uma linguagem ainda mais acessível e focar nos dados mais relevantes para a sociedade. O relatório unificado deixa mais claro quais operações são dívidas que precisam ser pagas e quais operações são outros compromissos financeiros, que ainda não são dívidas para serem quitadas, mas são operações que precisam ser acompanhadas, como, por exemplo, quando se contrata uma fiança ou aval em um banco ou quando há um limite de um cartão de crédito cadastrado”, explicou.

Com o relatório unificado, portanto, será possível ver se existem dívidas e qual é a situação de cada uma delas (se estão em dia ou vencidas), e ainda os limites de crédito, coobrigações e créditos a liberar.

O acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) é simples: basta acessar o Meu BC, no site do Banco Central .

Registrato

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos é uma das opções disponibilizadas pelo Registrato, serviço do Banco Central em que pessoas e empresas podem consultar informações sobre onde possuem contas e outros relacionamentos com instituições financeiras. O relatório também mostra quais as chaves Pix que o usuário tem cadastradas, seus cheques devolvidos e as operações de câmbio que realizou.

Outros relatórios do Registrato já haviam sido reformulados recentemente com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência para seus usuários. Leia a matéria que contou sobre a nova cara dos relatórios aqui .

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos é o serviço mais procurado dentro do Registrato, com uma média de 700 mil relatórios gerados por mês em 2023.

Educação financeira

Sirlene de Freitas defende que conhecer o próprio endividamento, opção possibilitada pelos relatórios de empréstimos e financiamentos, é um passo muito importante para a educação financeira. “Ao analisar suas dívidas, o cidadão tem a oportunidade, por exemplo, de renegociá-las ou fazer portabilidade de operações de crédito para reduzir as taxas de juros”.

Ela também defende que o serviço é um importante instrumento para prevenção e identificação de fraudes. “Ao consultar o relatório, o cidadão pode encontrar operações contratadas em seu nome que ele desconhece. Nesse caso, é muito importante que ele procure a instituição financeira que aparece no relatório, pois pode se tratar de golpe, como a contratação de um empréstimo ou de um cartão de crédito de forma indevida”, finalizou Sirlene.

Por: Banco Central

Link: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/757/noticia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte