Economia
BC publica Manual de Monitoramento do Open Finance
Propósito é melhorar o desempenho das instituições no compartilhamento de dados e serviços. Diretrizes trazem mais transparência à sociedade quanto às ações do projeto
27/12/2023 11:41
O Banco Central publicou, na última quarta-feira (20), o Manual de Monitoramento do Open Finance . O documento, que detalha as regras e diretrizes a serem seguidas pelos participantes do projeto – por meio da Estrutura de Governança da ação –, tem o objetivo de melhorar o desempenho das instituições no compartilhamento de dados e serviços.
Entre os procedimentos a serem analisados com base no Manual de Monitoramento estão:
• desempenho e disponibilidade das APIs;
• aderência a especificações e certificações;
• qualidade de dados transmitidos;
• jornada do cliente;
• taxa de conversão de jornadas de compartilhamento de dados e de iniciação de pagamentos.
O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, explica que, além de realizar o monitoramento, também caberá à Estrutura de Governança do Open Finance a ampla divulgação de dados estatísticos sobre o desempenho das instituições participantes, como indicadores de performance e de qualidade dos dados. “A execução do Manual de Monitoramento permitirá à sociedade maior transparência quanto aos rumos do projeto e sobre o desempenho das instituições participantes”, afirmou.
Melhoria constante
O diretor lembrou que mais de oitocentas instituições já fazem parte do ecossistema do Open Finance, no qual foram estabelecidos padrões técnicos para o compartilhamento seguro de dados e serviços, “em um trabalho contínuo e de suma importância”.
Na atual fase do projeto, em que a interoperabilidade entre as instituições para que o cliente consiga compartilhar dados e realizar pagamentos atingiu a maturidade, o Banco Central identificou a necessidade de focar na melhoria da performance de cada instituição participante.
“O objetivo é aperfeiçoar os processos de monitoramento, permitindo identificar de forma mais rápida eventuais problemas de aderência às regras estabelecidas no âmbito do projeto. O Manual de Monitoramento vem para auxiliar na construção desse arcabouço, destacando itens mínimos a serem analisados”, explicou o diretor, ao dizer que, com a evolução do sistema, novos aspectos serão incorporados ao sistema de verificação.
Supervisão
A implementação do monitoramento pela Estrutura de Governança cumpre papel complementar ao trabalho de supervisão do Banco Central.
“A supervisão do BC acompanhará de perto essas ações de monitoramento e poderá utilizar insumos delas advindos para agir sempre que necessário e para garantir melhora contínua da eficiência do ecossistema”, destacou Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do BC.
“A expectativa com essa nova etapa do Open Finance engloba o aprimoramento contínuo do ecossistema, permitindo sua consolidação e capacitando as instituições participantes a entregarem cada vez mais valor à sociedade”, completou Ailton.
Novas possibilidades
O Open Finance , ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente. Saiba mais aqui .
Por: Banco Central
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte