Beneficiômetro viabiliza transparência para a proteção social no Brasil
Ferramenta do Ipea evidencia as ofertas das políticas públicas de assistência social, previdência social e saúde para a população brasileira
Para compreender as políticas públicas e analisar os avanços sociais do País, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o "Beneficiômetro da Seguridade Social”. Trata-se de um painel sobre os benefícios garantidos pelo Estado com base em três pilares: saúde, assistência social e previdência social como forma de garantir proteção universal e igualitária a todos.
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, a coordenadora de Saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Fabiola Sulpino Vieira, falou da importância da ferramenta para aperfeiçoar as políticas públicas.
“O Beneficiômetro é extremamente importante porque tem três objetivos principais. O primeiro é mostrar para a população quais são os benefícios que essas três áreas, saúde, assistência social e previdência social, oferecem para a população e também entender o sistema, como ele funciona. Como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS)? A Previdência Social? O primeiro objetivo é esse: compreender melhor como os sistemas funcionam”, explicou a coordenadora.
“O segundo objetivo é mostrar que tipos de benefícios são esses, quantos são, qual é a parcela da população que é atendida por esses benefícios. E o terceiro é permitir o acompanhamento desses benefícios ao longo do tempo. Monitorar como as políticas públicas estão sendo implementadas. Será que a população que necessita dessa proteção social está sendo coberta?”, acrescentou.
O Beneficiômetro reúne 121 indicadores nas três áreas, saúde, assistência social e previdência social, abrangendo áreas como saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e infantil, cobertura vacinal, previdenciária e serviços socioassistenciais. São 55 indicadores na área da saúde, subdivididos em 57 séries, 39 na assistência com 68 séries e 27 na previdência com 63 séries.
“Só para ter uma ideia da magnitude disso, em 2022 mais de 356 milhões de consultas médicas foram garantidas à população brasileira por meio do Sistema Único de Saúde. E nós temos inúmeros outros indicadores que mostram a relevância do SUS para a população brasileira”, destacou Fabiola Vieira.
De acordo com o Ipea, a ferramenta é um passo importante para o aprimoramento das políticas sociais no Brasil. Ao fornecer uma análise detalhada dos benefícios oferecidos pelo SUS, pela assistência social e pela previdência, o instituto contribui para a transparência na gestão pública e promove uma visão mais clara dos avanços sociais no País.
As informações fornecidas serão úteis para a sociedade, pesquisadores, agentes públicos e jornalistas no acesso às entregas do poder público. “A população pode acessar, baixar os dados, consultar informações sobre cada uma dessas políticas e entender melhor como ela pode ser protegida em cada uma dessas áreas”, concluiu a coordenadora.
Acesse o Beneficiômetro da Seguridade Social aqui.
Confira a entrevista completa no Canal Gov.
Por: Agência Gov
Texto: Thays de Araújo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte